Deus descansou (Gênesis 2.3)

 

E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. (Gênesis 2.3)

 

A humanidade é o pináculo da Criação. Não somos meros macacos avançados; de toda a Criação de Deus, somente nós somos feitos à sua imagem (Gn 1.27). Somos criaturas porque fomos feitos por um Criador — mas também somos únicos dentre todas as criaturas, porque fomos feitos como Deus. A humanidade possui dignidade inalienável, e Deus deseja que respeitemos nosso Criador e vivamos em relacionamento com ele.

Se o homem é o pináculo da Criação, então o descanso é o objetivo final da Criação. Quando Deus completou sua obra criativa, ele descansou. Isso não significa que ele cessou de ser presente ou ativo em seu mundo, mas sim que ele descansou de criar. Não havia necessidade para melhorias ou adições. Não havia nada que precisasse ser desfeito e refeito. E o grande projeto de Deus — seu desejo para os seres humanos — é que nós também pudéssemos viver com ele no maravilhoso e contínuo dia de descanso.

O relato da Criação em Gênesis 1 repete a frase “houve tarde e manhã” para cada um dos primeiros seis dias. Porém, quando chega ao sétimo dia, o padrão é quebrado. O sétimo dia é, por assim dizer, um dia contínuo no qual Deus está buscando um povo para si. Ele está trazendo a humanidade a um relacionamento com ele próprio, provendo para eles, protegendo-os, dando a eles comunhão uns com os outros e concedendo-lhes autoridade sobre a sua Criação.

Parte do propósito do sábado, como instruído nos Dez Mandamentos, era dar aos israelitas um entendimento disso, do projeto final de Deus para a vida (Êx 20.8-11). Ao descansar e refletir, eles considerariam tudo que poderia significar viver como povo de Deus sob o governo e a bênção deste.

Quando Jesus chama um povo para si mesmo, ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. […] achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11.28-29). O autor de Hebreus pega essa ideia e declara: “resta um repouso sabático para o povo de Deus” (Hb 4.9 NAA). O que foi projetado na beleza do Éden e destruído na Queda será um dia restaurado quando entrarmos na presença de Deus. Experimentamos agora o descanso ao levarmos nosso pecado a Jesus para ser tratado e nossas dores a Jesus para encontrar ajuda. Experimentaremos um dia o descanso perfeito da vida ressurreta em um mundo restaurado, cheio da santidade do nosso Deus perfeito. Isso é uma esperança para preencher nosso olhar e reorientar nosso coração para os nossos melhores e piores dias neste mundo. Verdadeiramente descansaremos em paz um dia.

Conforme andamos em direção a esse futuro, o padrão de Deus deve ser o padrão que imitamos. Como Deus ordenou, devemos honrar o dia do Senhor — e separar tempo para considerar tudo o que ele deseja para nós, para aproveitarmos a vida da comunhão com ele e nos juntarmos a ele à medida que ele ativamente busca um povo para chamar de seu.

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional