Um blog do Ministério Fiel
Deus permitirá que nossa desobediência e idolatria passem sem punição? – Catecismo Nova Cidade (18/52)
Pergunta 18: Deus permitirá que nossa desobediência e idolatria passem sem punição?
Não, todo pecado é contra a soberania, a santidade e a bondade de Deus, e contra sua justa lei, e Deus se ira com justiça quando cometemos pecados e os punirá por seu justo juízo tanto nesta vida como na vindoura.
EFÉSIOS 5.5– 6
Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por estas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
COMENTÁRIOS
[et_bloom_locked optin_id=optin_20]
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
CHARLES HADDON SPURGEON
Não punir os culpados seria exigir a pena do sofrimento pelos inocentes. Pense em quanta injúria e quanta injustiça seriam infligidas sobre todos os homens honestos de Londres se os ladrões jamais fossem punidos por sua malandragem. Se permitíssemos que os culpados escapassem, ilesos, isso causaria sofrimento nos inocentes. Deus, portanto, não por escolha arbitrária, mas pela necessidade de justiça, tem de nos punir por nossos erros.
ALISTAIR BEGG
Quando Paulo pregou perante Félix e Drusila, tinha essencialmente três pontos: justiça, autocontrole e o juízo vindouro (Atos 24). O fato de o relacionamento de Félix e Drusila ser de adultério não fez com que Paulo deixasse de falar claramente sobre a justiça de Deus. Essa era a característica marcante de sua pregação. No final de seu discurso em Atenas, ele diz o mesmo: “[Deus] tem determinado um dia em que, com justiça, há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou” (At 17.31). A Bíblia deixa bem claro que não escaparemos de ser identificados ou condenados ou sentenciados para sempre. Haverá, sim, um dia de pagamento.
A ideia de que Deus é bondoso demais para condenar o pecado, e que todo mundo, no fim das contas, irá para o céu, realmente não encontra base na Bíblia. A advertência de Paulo em Efésios 5 é para aqueles que professaram ter fé em Jesus, de modo que não prestarão atenção aos que sugerem outra coisa diferente daquilo que ele está lhes ensinando, ou seja, que virá este dia — um dia certo, um dia que será totalmente justo, dia em que o juízo feito será absolutamente final.
ORAÇÃO
Justo Senhor, se pensamos que somos bons, enganamo-nos. Merecemos tua ira. Quebramos teus mandamentos, e não temos amado a ti de todo coração, mente e força. Só podemos pedir a justiça de Cristo e pedir que nosso castigo recaia sobre ele. Amém.
[/et_bloom_locked]