Devemos resplandecer (Filipenses 2.14–15)

Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo. (Fp 2.14-15)

 

Como pessoas que foram libertas pelo sangue de Cristo, devemos resplandecer. Deve haver uma glória sobre aqueles que conhecem a Jesus. Mas a murmuração sempre obscurecerá essa glória. Embora seja uma música infantil, estas letras devem sempre ressoar conosco:

Abandone a sua casa na Rua da Murmuração

E mude-se para a Praça Sol a Brilhar,

Pois lá é o lugar onde Jesus vive,

E tudo é alegria lá.

É vital que os cristãos tenham uma compreensão sólida da realidade de que, por causa de Jesus, fomos purificados da culpa e da mancha do pecado. Temos uma liberdade notável em Cristo e, por meio da habitação do Espírito, experimentamos essa liberdade e a esperança que ela proporciona em meio ao caos da vida e num mundo que rejeita a Cristo. O Evangelho não é apenas um caminho inicial para a nossa fé; é o caminho por inteiro. E o Senhor gentilmente fornece lembretes constantes da verdade de que somos seus filhos para que possamos progredir em nossa caminhada com ele.

Nossa posição em Cristo é inalterável. Uma vez que fomos adotados em sua família, Deus nunca afrouxará sua mão sobre nossa alma. Durante nossa melhor semana, não estamos mais perto de Deus do que durante nossa pior semana, porque nossa posição com o Pai é construída sobre a justiça de Cristo, não sobre a nossa. Somos reconciliados com Deus não por causa de algo feito por nós ou de dentro de nós, mas para nós.

Como Martinho Lutero disse, de certa forma, o Evangelho está inteiramente fora de nós.[1] Se olharmos constantemente para dentro para ver quão bem estamos indo, sentiremos como se não tivéssemos posição diante de Deus. Todavia, quando percebermos que o propósito eterno de Deus é nos conformar à imagem de seu Filho, e que o processo contínuo de obedecer a Cristo permite isso, começaremos a experimentar a alegria capacitada pelo Espírito que Deus tão graciosamente provê. Quando isso acontecer, teremos muito menos motivos para reclamar!

Devemos desenvolver nossa própria salvação com temor e tremor, porque é a boa obra de Deus em nós que nos permite viver para o seu prazer e, ao fazê-lo, para nossa alegria e contentamento (Fp 2.12-13). Ao fazermos isso, aprendemos a resplandecer de fato — e os outros verão Cristo através de nós. Então, sobre o que você anda resmungando? A glória de ser um filho de Deus esfriou para você? Hoje, quando perceber que está prestes a murmurar, seja em seu próprio coração, seja para outra pessoa, transforme essas palavras em palavras de gratidão por tudo o que o Senhor fez e está fazendo por você. Então você irá resplandecer.

 

[1] “Two Kinds of Righteousness.”


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!