Devoto à Palavra de Deus (Atos 6.4-5)

 

Nós nos devotaremos à oração e ao ministério da palavra. A proposta agradou a todos. (At 6.4-5 A21)

 

Embora os eventos cheios do Espírito de Pentecostes e o ministério resultante fossem extraordinários, os apóstolos e seus seguidores não começaram a dizer depois: Bem, agora o Espírito de Deus me ensina; portanto, não preciso ouvir mais ninguém. Em vez disso, quando cheios do Espírito Santo, todos eles estavam de ouvidos atentos para a pregação e o ensino cheios de autoridade da Palavra de Deus. Isso nos ensina uma lição importante: o Espírito de Deus sempre leva o povo de Deus a se dedicar à Palavra de Deus.

É por isso que o livro de Atos está cheio da centralidade da pregação. Os apóstolos reconheceram que o instrumento supremo de Deus para renovar seu povo à imagem de seu Filho foi e é por meio de sua Palavra, à medida que seu Espírito opera por meio dela. Aqui em Atos 6, vemos um exemplo da prioridade e proteção que os apóstolos deram àqueles chamados e equipados para ensinar. Os apóstolos reconheceram a importância séria de serem confiados como servos para trazer diante do povo as próprias palavras do próprio Deus.

Os livros do Antigo Testamento se referem aos “oráculos”[1] dos profetas; essa palavra também pode ser traduzida como “peso” (veja, por exemplo, Is 13.1 ACF). Descreve um peso sobre o coração e a mente que surge por causa da incrível responsabilidade de falar a verdade de Deus às pessoas. No século XIX, C. H. Spurgeon reconheceu esse fardo declarando que seu púlpito era mais influente do que o trono do rei da Inglaterra, pois ele trouxe uma mensagem do trono de Deus para aquele púlpito e entregou a verdade da doutrina cristã.

Precisamos orar e proteger aqueles chamados para ensinar as verdades da Escritura, seja a uma congregação, a crianças pequenas ou em qualquer outro contexto. Não é pouca coisa ficar regularmente entre um Deus santo e seu povo, declarando sua Palavra. É um fardo pesado, bem como um privilégio maravilhoso.

Além de orar por nossos mestres e pregadores, também devemos ser humildes e ansiosos para sentar e aprender sob o ensino cheio de autoridade da Palavra de Deus. Tal exemplo de devoção foi dado pela igreja primitiva em sua dedicação ao ensino dos apóstolos (At 2.42). A devoção nos dias de hoje deve parecer a mesma; devemos estar comprometidos com o ensino baseado nas verdades do Novo Testamento reveladas aos apóstolos e construídas sobre os fundamentos da doutrina do Antigo Testamento. Não devemos gastar todo o nosso tempo “maratonando” temporadas inteiras de séries que absorvem nosso tempo, redes de TV que confirmam o que já pensamos e livros ou videogames que oferecem uma fuga do mundo real. Em vez disso, precisamos nos banquetear com a Palavra de Deus. Deixe que esse seja o seu alimento espiritual, e você descobrirá a cada dia que o Espírito de Deus o leva mais fundo nas verdades e nas alegrias dentro dela.

 

[1] N.T.: A palavra hebraica aqui, maśśāʾ (מַשָּׂ֖א), é comumente traduzida como “oráculo” em inglês. Em português as traduções variam, mas com o mesmo sentido da Palavra de Deus por meio dos profetas. E é inclusive como o Novo Testamento se refere nas traduções em português (veja, por exemplo, Rm 3.2; Hb 5.12; 1Pe 4.11).


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!