É possível alguém guardar perfeitamente a lei de Deus? – Catecismo Nova Cidade (13/52)

Catecismo Nova CidadePergunta 13: É possível alguém guardar perfeitamente a lei de Deus?

Desde a queda, nenhum ser humano foi capaz de guardar perfeitamente a lei de Deus, quebrando-a, constantemente, por pensamento, palavra e ato.

ROMANOS 3.10–12

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

COMENTÁRIOS

[et_bloom_locked optin_id=optin_20]

© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.

JOHN OWEN

Como um viajante em seu caminho, ao deparar com uma tempestade de trovões e fortes chuvas, imediatamente sai do seu caminho em busca de uma casa ou uma árvore em que se abrigar, mas isso não faz com que ele desista da jornada – tão logo passe a tempestade, ele retorna ao seu caminho e volta a progredir –, assim também acontece com os homens presos ao pecado: a lei os encontra numa tempestade de trovões e claridade do céu, aterroriza-os e os impede de continuar no seu caminho; por algum tempo, isso os leva a sair de seu curso; eles correm para a oração ou por corrigir sua vida, em busca de algum abrigo do temporal de ira que temem vir sobre suas consciências. Mas detiveram-se em seu curso? Seus princípios foram alterados? Nem um pouco; pois, logo que passa a tempestade, eles retornam ao caminho no qual antes andavam, novamente a serviço do pecado.

Nunca devemos imaginar que nosso trabalho em contender contra o pecado, ao crucificar, mortificar e subjugá-lo, chega ao fim. O lugar de sua habitação é insondável; quando acreditamos ter vencido totalmente nesse campo, ainda restam reservas que não vimos antes, que não conhecíamos. Muitos vencedores foram arruinados pelo descuido depois de uma vitória; muitos foram espiritualmente feridos após grandes sucessos contra o inimigo… Não há como perseguir o pecado em sua habitação insondável senão tornando-nos incansáveis nessa luta.

LEO SCHUSTER

Deus nos criou para amar, ter prazer, glorificar e obedecer a ele, e, ao fazermos isso, florescermos como seres humanos. Por que, então, oferecemos tanta resistência a isso? Como a peça de um maquinário incrivelmente sofisticado que esteja quebrada, não funcionamos do modo como fomos designados, devido à queda. E o que é a queda? Deus criou os seres humanos com a capacidade de guardar perfeitamente sua lei, mas isso se perdeu quando o primeiro humano e representante da raça humana, Adão, escolheu rebelar-se e desobedecer a Deus. Caiu em condição de pecado e nos arrastou a todos com ele. A Bíblia descreve essa condição de vários modos: rebeldia espiritual, cegueira, doença, prisão e morte.

Como isso nos afeta hoje? Como resultado da queda, não somos apenas espiritualmente impedidos, mas também totalmente incapacitados. Não somos apenas fracos; não temos o poder inato para obedecer à lei de Deus ou para glorificá-lo. Estamos afastados do Criador, uns dos outros e também do restante da criação. Nessa condição espiritualmente deficiente, somos incapazes de obedecer à lei de Deus não somente por nossos atos e palavras, mas também por nossos pensamentos, atitudes e motivações. Como o profeta Jeremias afirmou: “Enganoso é o coração, e corrupto; quem o pode suportar” (17.9). Assim, permanecemos alienados e culpados diante do Deus santo do céu e da terra.

Obviamente, é bastante desanimador contemplar esse quadro, mas tal não é o final da história, mas apenas o começo. São as más noticias que ficam como pano de fundo para a espetacular boa-nova do evangelho, que traz vida e esperança. Embora sejamos incapazes de guardar a lei de Deus perfeitamente, existe Um que guardou a lei perfeitamente por nós. Jesus obedeceu fielmente a seu Pai, a ponto de morrer na cruz, para que nós, que só nele confiamos, não vivamos mais sob a culpa, o poder e a escravidão do pecado, mas sejamos libertos. Jesus disse: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8.36). Ainda que tivéssemos caído em Adão, fomos ressuscitados em Cristo. Estamos confiantes de que o Deus que ressuscitou Jesus da morte está operando amorosamente em nós e não permitirá que caiamos até aquele dia em que ele nos trará à sua eterna presença em glória, quando não teremos mais de lutar. Ali estaremos final, plena e livremente obedecendo àquele que nos criou e nos redimiu.

ORAÇÃO

Santo Deus, quando deixados em nossos próprios enganos, transgredimos tua lei a cada instante. Não temos nenhuma defesa, mas temos de nos declarar culpados diante do teu trono de juízo. Tua lei nos condena e nos faz ver todas as nossas pretensões de justiça, convencendo-nos de que necessitamos desesperadamente de um Salvador. Amém.

[/et_bloom_locked]

Adquira a Versão Impressa


Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia

O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.