Ele veio pelos caniços feridos (Isaías 42.3)

 

Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito. (Isaías 42.3)

 

Os grandes líderes políticos de antigamente dependiam da força para governar. (Muitos hoje ainda dependem.) Ciro, o Grande, rei da Pérsia, era descrito como alguém que atropelava pessoas até a morte e pisava nelas como um oleiro pisa o barro (veja Is 41.25). Contudo, ao mesmo tempo, Isaías profetizou sobre um Servo que viria — o qual estaria em contraste direto com os governantes do seu tempo.

Jesus, o Servo, é manso, suave e bondoso. Aqueles a quem os outros são tentados a rejeitar e descartar, estes ele está disposto a usar, e é capaz de fazê-lo. Que palavra de encorajamento!

Na figura de um caniço quebrado, vemos a importância da ternura em relação a nós. Você não pode se apoiar em um caniço quebrado, nem pode fazer música com ele. Ainda assim, Jesus cata do chão aqueles a quem outros colocaram de lado e faz uma bela melodia na sua vida e através dela. Hoje, você pode estar se sentindo terrivelmente pisoteado, machucado pelo que os outros fizeram a você, ou ferido por erros passados. Talvez você esteja tentado a crer que está quebrado e sem utilidade. Mas há uma notícia gloriosa para você: o Servo cata caniços quebrados e faz isso com cuidado.

Jesus também faz uso de pavios fumegantes. Ele não os apaga; em vez disso, pega o cepo oscilante e faz dele uma luz brilhante. Talvez você tenha sido levado a crer que seus melhores dias já passaram; você é uma velha vela crepitando, uma chama fraca quase se apagando. Se você não tem tudo bem resolvido até agora, você diz a si mesmo, provavelmente não há esperança alguma para você. Porém, mais uma vez, há uma boa notícia: pavios fumegantes encontram esperança nesse Servo, que veio para nos reacender.

Jesus tem um interesse fenomenal nos zés-ninguém — os caniços quebrados, os pavios fumegantes. Ele os redime e os usa para levar luz ao mundo e louvor ao seu nome. Em verdade, de um jeito ou de outro, somos todos caniços quebrados e pavios queimando levemente. Estamos dispostos a reconhecer nossa situação humilde a fim de podermos conhecer a mansidão e bondade do Servo? Afinal…

Ele nunca apagará o pavio fumegante,

Mas o elevará a uma chama;

O caniço quebrado ele nunca quebra,

Nem despreza o mais vil nome.[1]

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional


[1] Isaac Watts, “With Joy We Meditate the Grace” (1709).