Foco centrado em Deus (João 15.5)

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Jo 15.5)

 

Os fotógrafos amadores muitas vezes não sabem no que estão focando. Eles sabem o que pensam que estão focando, mas as fotos acabam contendo rostos borrados e edifícios tortos. Então eles podem olhar para o trabalho e responder: “Não era para isso que eu estava apontando!” Mas o fato é que as fotos revelam exatamente onde e como a lente foi posicionada.

Nos altos e baixos da vida — e em todos os momentos intermediários —, a maneira como você e eu reagimos às circunstâncias revela o ângulo da lente da nossa câmera, o foco de nosso coração e mente. O desafio para os crentes, então, é viver com um foco centrado em Deus.

Jesus deixou muito claro que, para abraçarmos um foco centrado em Deus, devemos primeiro entender quem somos sem ele. Na verdade, Jesus explicou a seus discípulos que, sem ele, nada poderiam fazer; afinal, “nele, tudo subsiste” (Cl 1.17). Nossa necessidade de Jesus não é parcial; é total. Nenhum de nós pode respirar sem a capacitação de Deus. Como podemos pensar em receber crédito por qualquer obra que ele tenha feito através de nós? Estamos absolutamente empobrecidos sem a ajuda divina.

Esse princípio percorre toda a Bíblia. Moisés, escolhido por Deus para tirar o povo israelita da escravidão, estava convencido de que não poderia fazer o trabalho a menos que Deus estivesse com ele — e ele estava certo (Êx 3.11-12). Amós era um cultivador de sicômoros e pastor; ele não tinha nada para contribuir para o ministério quando Deus o designou como profeta (Am 7.14-15). Daniel, da mesma forma, com sua incrível capacidade de interpretar sonhos, foi rápido em dar todo o crédito a Deus (Dn 2.26-28). Cada um desses homens reconheceu sua total dependência de Deus. Na verdade, ninguém nas Escrituras que alcançou grandes coisas para Deus o fez sem confiar totalmente em Deus. Por sua capacidade de fazer o trabalho para o qual foram chamados, eles olharam para cima em vez de olhar para dentro.

Como cristãos chamados a viver com um foco centrado em Deus, não devemos atribuir muita atenção a nós mesmos ou às nossas habilidades; pois, ao fazer isso, podemos muito bem obscurecer a graça e o poder de Deus em nossas vidas. Em Cristo, não devemos nos orgulhar de nossas habilidades ou buscar qualquer oportunidade de chamar a atenção para nós mesmos. Em vez disso, devemos apenas desejar sermos conhecidos como servos do Deus vivo, ser úteis em seu serviço enquanto ele opera em nós de acordo com seu bom propósito, apontar para longe de nós mesmos e para ele em tudo o que fazemos e dizemos.

Onde estará o seu foco hoje? E, quando o sucesso ou o louvor aparecerem em seu caminho, para quem você apontará?


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!