Glória no ordinário (Rute 4.14-16)

 

Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o Senhor bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice […]. Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele. (Rt 4.14-16)

 

Um novo bebê ser apresentado a uma avó radiante não é uma cena incomum. Mas a história de Noemi e o futuro dessa pequena família tornam esta cena bastante extraordinária.

Noemi havia retornado a Belém depois de enterrar o marido e os filhos, de mãos vazias e triste. Agora sua vida e colo estavam cheios de alegria e esperança. Aqui estava uma geração futura de sua família para trazer vida e nutrição em sua velhice. Nesse sentido, a criança trouxe sua liberdade — redenção. Porém, ao olharmos para esta cena comum deste lado da encarnação, também sabemos que ela declara notícias extraordinárias: por causa do cuidado gracioso de Deus para com duas viúvas indefesas, todo o Israel — na verdade, toda a humanidade — foi ajudado. Por meio de Rute, Deus continuou uma linhagem familiar que mais tarde levaria ao Rei Davi e depois ao próprio Jesus Cristo.

Mesmo Jesus, este Rei dos reis e Senhor dos senhores, foi encontrado entre as coisas ordinárias da vida. Ele também estava deitado no colo de alguém. Ele tinha pais terrenos comuns. Ele nasceu em uma estrebaria, não num grande palácio. Sua vitória veio por intermédio da cruz de um criminoso, não de um trono conquistado. Isso não é o que a maioria esperaria do Deus Todo-Poderoso encarnado — no entanto, assim como os sábios procuraram Jesus primeiro no palácio (Mt 2.1-3), muitas vezes começamos a procurá-lo nos lugares errados. E, quando fazemos isso, corremos o risco de acabar como uma “Mara” em vez de uma “Noemi” (Rt 1.20), sentindo amargura em vez de desfrutar de contentamento.

Os planos eternos de Deus se desdobram no meio das pessoas comuns — comuns em lugares comuns fazendo coisas comuns. Se você leva uma vida comum, isso deve encorajá-lo! Muito poucos de nós seremos uma nota de rodapé na história. Se você é uma mãe comum criando filhos comuns fazendo coisas comuns todos os dias, um avô comum contando as mesmas velhas histórias comuns, ou um estudante comum cumprindo sua rotina comum em casa, nos trabalhos e atividades — independente do tipo de pessoa comum que você seja —, a glória de Deus pode ser encontrada ao seu redor. E sua fidelidade no meio do ordinário pode, pela graça de Deus, se tornar o meio de um impacto extraordinário por causa do Evangelho.

Quando você for tentado a sentir que não está fazendo muito — a acreditar na mentira do diabo de que você não pode fazer a diferença ou está fora dos propósitos de Deus —, lembre-se disto: muito tempo depois que as realizações humanas, as palavras e a sabedoria desaparecerem, a fidelidade, a bondade, a integridade, o amor e a gentileza que Deus opera em você e por meio de você serão vistos como tendo um impacto mais dramático na vida de homens e mulheres do que você jamais poderia imaginar. Esta é a maravilha da história de Noemi e a maravilha de toda a história — que a extraordinária glória de Deus está operando no ordinário. Essa verdade pode mudar a maneira como você se sente e vive o seu dia.

 


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!