Um blog do Ministério Fiel
Já que fomos redimidos somente pela graça, somente pela fé, de onde vem essa fé? – Catecismo Nova Cidade (35/52)
Pergunta 35: Já que fomos redimidos somente pela graça, somente pela fé, de onde vem essa fé?
Todos os dons que recebemos de Cristo, nós os recebemos por meio do Espírito Santo, inclusive a própria fé.
TITO 3.4– 6
Quando, porém, manifestou-se a benignidade de Deus, nosso Salvador, e seu amor para com todos, e não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
FRANCIS SCHAEFFER
Temos de reconhecer que o cristianismo é a religião mais fácil do mundo, porque é a única em que Deus Pai, Cristo e o Espírito Santo fazem tudo. Deus é o Criador; nós não fizemos nada para nossa existência ou para a existência de outras coisas. Podemos dar forma a outras coisas, mas não alteramos o fato da existência. Nada fazemos por nossa salvação, pois Cristo fez tudo. Não fizemos nada. Em todas as outras religiões, temos de fazer alguma coisa… mas no cristianismo não fazemos nada: Deus tudo fez – ele nos criou e enviou seu Filho; o Filho morreu e, por ele ser infinito, carregou sobre si toda a nossa culpa. Não temos necessidade de carregar nossa culpa, nem temos de merecer os merecimentos de Cristo. Ele fez tudo. Assim, de certo modo, é a religião mais fácil que existe no mundo.
MIKA EDMONDSON
Essa pergunta trata de como os crentes vêm à fé e, assim, recebem a salvação comprada por Cristo. É uma pergunta feita melhor quando em retrospectiva, ao olhar para trás, para nossa vida, e perguntar: “Como eu, pecador caído, cheguei a amar a Jesus e crer em seu evangelho quando tantos outros não o fizeram?”.
Para entender a magnitude disso, temos de compreender que “a palavra da cruz é loucura para os que se perdem” (1Co 1.18). Ainda que possamos compreender intelectualmente os fatos do evangelho, se não houver a graciosa intervenção de Deus, nós o rejeitaríamos como loucura. Mas o catecismo nos lembra que Deus realmente intervém. O Espírito Santo dá nova vida aos pecadores, que, de outro modo, estavam “mortos em suas transgressões e pecados” (Ef 2.1). Conforme o evangelho é pregado, o Espírito Santo cria a fé em nossos corações para que abracemos o Cristo ressurreto e reinante conforme se apresenta no evangelho. Até mesmo a fé (nossa resposta obediente ao evangelho) é um dom gracioso de Deus. Essa verdade maravilhosa tem imensa implicação para como vemos nossa salvação, a vida cristã e a adoração. Primeiro, isso confirma que nossa salvação é verdadeiramente toda pela graça. Nenhum de nós pode jactar-se de ser salvo por aproveitar ao máximo tudo que a salvação oferece. Certamente, não somos salvos por termos suficiente senso moral e espiritual ou por crermos, por nós mesmos, no evangelho ou por termos sido tão bem catequizados (ainda que isso seja importante). Não, somos salvos apenas porque, em sua divina compaixão, o Cristo ressurreto nos deu visão espiritual para crermos no evangelho. Por seu Espírito Santo, Jesus trabalhou o solo rochoso de nossos corações, de modo que a semente do evangelho fosse semeada e pudesse produzir o fruto da fé e do arrependimento. Se crermos no evangelho, devemos louvar a Deus por nos dar a graça de crer nele, pois ele é o único que faz diferença para nós. Portanto, a vida cristã tem de ser marcada por gratidão e humildade. Por nós mesmos, não somos em nada melhores que nossos próximos não cristãos. A única diferença é que algo (ou melhor, alguém) absolutamente maravilhoso veio à nossa vida e transformou tudo.
Finalmente, saber que nossa fé é um dom de Deus muda a forma como vemos o culto público, em especial a pregação do evangelho. Pela proclamação do evangelho, o Cristo ressurreto apresenta-se em poder salvador e transforma as pessoas para a eternidade. A vida eterna não começa na volta de Cristo; a vida eterna começa hoje, quando o Espírito Santo traz-nos essa vida pelo evangelho, o poder de Deus para a salvação. Ao nos sentarmos nos bancos da igreja e ouvirmos o evangelho, não estamos apenas ouvindo um discurso religioso. O maior poder do mundo inteiro opera, trazendo vida nova aos pecadores. O céu vem à terra, um glorioso “ainda não” rompe para dentro do “aqui e agora”. O culto público é o centro da ação redentora de Deus até a volta de Cristo, quando todo mundo o verá. Até esse dia, nós o contemplamos pela fé, semana após semana, ao nos reunirmos em seu nome para adorá-lo e ouvir a sua Palavra. Pelo Espírito Santo, estamos sendo progressivamente transformados, de modo que isso durará por toda a eternidade.
ORAÇÃO
Espírito Santo, tu nos buscaste quando não éramos capazes de te buscar, pois estávamos mortos em nossas transgressões e pecados. Tu és o doador de nossa fé; nenhum de nós conseguiria crer se não fosse a tua graça regeneradora, por meio da qual transformas os corações de pedra em corações de carne. Que deixemos de lado toda a jactância à luz de tua misericórdia imerecida. Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.