Jesus ao longo da Escritura (Atos 8.34-35)

 

Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. (At 8.34-35)

 

Ao percorrermos a Bíblia, reconhecemos que Jesus não chegou do nada. Do início ao fim, a Bíblia é um livro sobre ele. De fato, até mesmo os profetas do Antigo Testamento, sob a inspiração do Espírito, escreveram sobre Jesus. Se tirarmos os olhos de Cristo, então, por mais que conheçamos bem a Escritura, teremos perdido seu centro, sua chave e seu herói.

Nos Evangelhos, Jesus direcionou as pessoas ao Antigo Testamento para ajudá-las a entender quem ele era. No início de seu ministério, ele estava certa vez na sinagoga lendo o pergaminho de Isaías. Ao terminar, Lucas nos diz: ele “passou […] a dizer” aos seus ouvintes: “Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir” (Lc 4.21). Mais tarde, falando a pessoas especialmente interessadas e versadas na Escritura do Antigo Testamento, Jesus as advertiu: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39). Depois de sua morte e ressurreição, quando encontrou alguns de seus seguidores abatidos no caminho de Emaús, Jesus, “começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lc 24.27).

Em outras palavras, Jesus ensinou claramente que cada parte do Antigo Testamento encontra seu foco e cumprimento nele.

Quando você lê as Escrituras, encontra Jesus, porque esse livro testifica dele. Ainda que nossos estudos e compreensão das passagens do Antigo Testamento nos forneçam verdades éticas boas e importantes sobre a vida, há um grande perigo de perdermos a Verdade, Jesus. O propósito de cada página de sua Bíblia é que você encontre Jesus, venha a conhecê-lo e proclame seu grande nome, tudo para a glória dele.

Em cada sermão que você ouve, cada lição que você estuda e cada passagem da Palavra de Deus que você lê, pergunte a si mesmo: “Isso me levou a Cristo? Eu descobri Jesus nela?” E não pare de ouvir, estudar e ler até que você possa responder que sim, pois é nele que os tesouros da salvação, da verdade, da sabedoria e do consolo são encontrados.

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional