Jesus está entre nós (João 20.19)

 

Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! (João 20.19)

 

Quando Jesus apareceu pela primeira vez aos seus discípulos após sua ressurreição, eles estavam acovardados atrás de portas trancadas, temendo o que as autoridades que crucificaram seu líder fariam em seguida. Mas portas trancadas não poderiam deter Jesus! Nada o impediu de entrar na casa e de reentrar na vida deles, provando ser ele o Salvador e a viva esperança deles. Ele podia ser visto, ouvido, tocado, conhecido — e se aproxima de nossa vida da mesma maneira. Não importa onde estivermos ou o que tivermos feito, Cristo pode entrar em nossa vida — em nossa tristeza, nossas trevas, nosso medo, nossas dúvidas — e tornar-se visto e conhecido, declarando: “Paz seja convosco!”

Talvez você seja um “Tomé cético”, pronto para questionar os assuntos da fé. Em algum grau, perguntas são boas e saudáveis. Tomé foi direto com Jesus, essencialmente dizendo: Eu não acreditarei em você a não ser que possa verdadeiramente pôr meu dedo nas suas cicatrizes. Jesus respondeu a Tomé: Tudo bem, se é isso que é necessário para você, então aqui está (Jo 20.24-29). Jesus pode nos encontrar em nossas dúvidas. Ou talvez você seja um Pedro negador, pronto para renunciar à sua identidade em Cristo e pronto para sentir condenação por ter pisado na bola. Jesus tomou Pedro, que havia o questionado inúmeras vezes, mas que desmoronou perante a pergunta de uma jovem serva, e o tornou a pedra na qual sua igreja foi edificada (Mt 16.18). Jesus nos aceita a despeito de nossas falhas e usa nossa vida de maneiras transformadoras. Ou talvez você seja como Maria Madalena, cujo passado a assombra, fazendo com que você se sinta uma pessoa indigna do amor e aceitação de Jesus. Contudo, Deus não ordenou o primeiro encontro registrado de Jesus após sua ressurreição para ser com um professor de Escola Dominical, mas sim com uma mulher que tinha um passado sórdido crivado com pecado e que havia sofrido até mesmo possessão demoníaca. Não foi uma coincidência aleatória que o primeiro abraço, por assim dizer, do Cristo ressuscitado fosse com tal pessoa. Ele nos oferece o mesmo abraço redentor.

Jesus pode atravessar portas fechadas; ele pode atravessar corações endurecidos. Através de sua morte e ressurreição, ele foi capaz de construir uma ponte sobre o abismo que o pecado abriu entre uma humanidade rebelde e um Deus justo. Precisamos receber a salvação que ele oferece livremente. Ela precisa estar fresca em nossa mente a cada dia.

Você já fez isso? Já recebeu Jesus sem condições e sem reservas? Você o abraça diariamente? Você anuncia seu Evangelho a si mesmo a cada manhã? Confiar dessa maneira significa que precisamos nos dar em serviço a Deus. Submetemo-nos ao seu senhorio como nosso Salvador. Levamos as promessas de Deus no coração e recebemos a salvação que ele nos oferece livremente. Com essa fé, você verá que ele está ao seu lado, oferecendo uma paz eterna e íntima que triunfa sobre a sua tristeza, suas trevas, seu medo, suas dúvidas, transformando tudo isso. Ouça o Cristo ressurreto dizer a você: “Paz seja convosco!”

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional