Um blog do Ministério Fiel
Lançando todas as suas preocupações (1 Pedro 5.6-7)
Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (1Pe 5.6-7)
A ansiedade pode aumentar às vezes, quando menos esperamos, e rapidamente nos sobrecarregar. Ou pode ocupar uma residência indesejada e aparentemente permanente em nossa vida. Poucas pessoas não a experimentam; pode assumir rostos diferentes e pode ser impelida por circunstâncias diferentes, mas o problema em si é notavelmente comum.
Quando enfrentamos a ansiedade, muitas vezes tentamos ignorá-la distraindo a mente: “Deixe-me ouvir música. Deixe-me dar uma volta. Deixe-me correr alguns quilômetros. Deixe-me fazer alguma coisa… Apenas me deixe fugir!”
Observe, porém, que, neste versículo, Pedro não diz que devemos negar, ignorar ou fugir da ansiedade. Em vez disso, devemos “[lançar] sobre ele toda a [nossa] ansiedade”. A palavra grega para “lançar” aqui é uma palavra de ação decisiva e enérgica. Pode ser usada para descrever o descarte de um saco de lixo. Não nos esforçamos muito para movê-lo; simplesmente o pegamos e jogamos na lixeira. De igual forma, em vez de passar por nossos dias pressionados pelo fardo da ansiedade, devemos lançá-lo, arremessá-lo, sobre o Senhor.
Fazer isso exige que desistamos de nosso orgulho — nosso desejo de controlar e triunfar sobre as circunstâncias. Ser humilde é o que nos permite entregar nossas preocupações a Deus: a presença da humildade leva à ausência da ansiedade. Quando tentamos lidar com as coisas em nossas próprias mãos através de muita preocupação, indicamos uma ausência de humildade; estamos mais preocupados com nós mesmos do que com nosso Pai celestial, ou estamos mais determinados a navegar nosso próprio curso do que a deixar isso com ele.
Sempre haverá uma circunstância que pode nos deixar ansiosos. Pedro não se refere a nenhuma circunstância específica; em vez disso, ele aborda a ansiedade produzida pelas circunstâncias. Nossa ansiedade em si é o que lançamos sobre o Senhor, fazendo exatamente o que a Bíblia manda fazer: humilhar-nos sob a mão de Deus, dizendo “Meu Pai sabe o que é melhor. Ele cuida de mim melhor do que eu posso cuidar de mim mesmo.” Quando as preocupações nos sobrecarregam, podemos nos recusar a ser sobrecarregados por elas, lembrando-nos da disposição do Senhor de ajudar.
Você pode estar passando por dificuldades hoje, imaginando como chegará ao dia seguinte. Talvez tenha passado muito tempo desde que você se ajoelhou ao lado de sua cama e realmente lançou seu fardo sobre o único que é capaz de carregá-lo, dizendo: “Deus, não posso viver minha vida com esse fardo nas costas. Toma-o. É teu.”
Se essa pessoa é você, não hesite mais. Lance suas preocupações nos braços amorosos de seu Pai celestial e experimente a liberdade e a paz que somente ele pode prover.
Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!