Legados da fé (Hebreus 11.1-2)

 

A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. (Hb 11.1-2)

 

Com o que a fé se parece? No capítulo 11 de sua carta, o autor de Hebreus aborda essa questão, apresentando-nos uma galeria de retratos, por assim dizer, dos santos da antiguidade — homens e mulheres que obtiveram bom testemunho por causa de sua fé. Este registro bíblico de bom testemunho não se destina a elevar esses indivíduos a algum status sobre-humano. Em vez disso, devemos ver Noé, Moisés e o resto como pessoas ordinárias, das quais podemos obter força e encorajamento ao refletirmos sobre como Deus os ajudou e honrou a fé deles.

Se quisermos seguir o exemplo deles de uma fé viva e vivida, precisamos primeiro ver o que a fé desses indivíduos não era. Não era um sentimento caloroso e confuso derivado de emoções ou circunstâncias, nem era uma vaga noção de que tudo daria certo no final. Não: para esses homens e mulheres, a fé na prática significava acreditar no que Deus havia dito, acreditar em sua Palavra e, em seguida, regular suas vidas de acordo com isso. Em outras palavras, como esses versículos nos dizem, a fé deles era uma convicção segura de que o que Deus havia prometido realmente se concretizaria.

Além disso, esses santos da antiguidade consideravam sua realidade futura como se fosse o presente, e o que era invisível como se fosse verdadeiramente visível. Embora não vissem as promessas de Deus cumpridas em sua vida, confiaram na fidelidade de Deus à sua Palavra, à luz da eternidade. A fé deles era uma confiança profunda não em suas circunstâncias no presente, mas naquele que havia feito promessas sobre seu futuro.

Ao viver sua fé de maneira tão visível, esses santos causaram um impacto radical em seus dias — e nós também podemos causar nos nossos. Sempre que um indivíduo, um casal, uma família ou uma igreja estão preparados para acreditar em Deus e fazer o que ele diz, vidas serão transformadas. Se fizermos isso, entenderemos melhor quem é Deus e o que ele fez, e estaremos melhor posicionados para fazer a diferença neste mundo e para a eternidade.

De tudo o que era verdade sobre os santos apresentados em Hebreus 11, a única característica unificadora que os trouxe a esta galeria de retratos foi sua fé no Deus vivo — uma garantia de que as promessas de Deus eram capazes de suportar o peso de suas esperanças e uma convicção constante de que o que Deus havia dito era tão real quanto o que eles podiam ver. Essa é a sua fé? Medite em todas as promessas que são suas, da parte de Deus, em Cristo. Reflita sobre todas as promessas que Deus já manteve ao longo da história e supremamente na morte e ressurreição de seu Filho. Então você será capaz, com alegria e determinação, de definir suas prioridades e tomar suas decisões com base nas promessas dele, não em suas próprias circunstâncias.


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!