Liberto pela oração (Filipenses 1.19)

 

Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação. (Filipenses 1.19)

Há pessoas em sua vida pelas quais você não ora porque acha que elas não precisam? Com nossa perspectiva humana limitada, pode ser fácil ignorar aqueles que aparentam exteriormente ter tudo bem resolvido. Mas a verdade é que todos nós precisamos e nos beneficiamos das orações dos outros.

Quando o apóstolo Paulo estava na prisão, ele escreveu à igreja de Filipos e afirmou saber que sua libertação seria o resultado não apenas da ajuda do Espírito Santo, mas também das orações do povo de Deus. Quer se referisse à libertação de suas dificuldades imediatas ou à libertação final que o levaria à presença de Cristo, Paulo queria que seus amigos cristãos em Filipos soubessem que ele dependia das orações dos outros para sustentá-lo durante seu ministério.

Isso não era exclusivo a essa congregação. Quando Paulo escreveu aos cristãos em Roma, ele disse a mesma coisa: “Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor, para que eu me veja livre” (Rm 15.30-31). Ele ansiava que eles se esforçassem juntos e se revigorassem. Ele desejava que seu serviço fosse útil aos santos. Ele queria ser livrado. E tudo isso, segundo ele lhes disse, poderia ser realizado através de suas orações! Como o grande pregador vitoriano C. H. Spurgeon disse certa vez, a oração é a corda que toca o sino no campanário de Deus.[1] Sob a providência de Deus, ela desencadeia seu padrão, plano e poder.

Clame a Deus — é isso que Paulo está nos exortando a fazer. Se quisermos ver o Espírito de Deus se mover de uma maneira que só pode ser descrita como sobrenatural, precisamos primeiro estar dispostos a orar de maneira fervorosa, humilde e contínua. As palavras de Paulo nos dizem que, quando nos reunimos com outros santos, podemos apoiá-los em suas fraquezas. Podemos pedir que tenham coragem. Podemos desempenhar um papel em seu livramento.

Então, quem você conhece que precisa de suas orações? Você vai orar por eles — diligente, corajosa e persistentemente? E quem você conhece que parece não precisar de suas orações? Bem, essas pessoas precisam! Você vai orar por elas da mesma maneira?

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional


[1] Feathers for Arrows: or, Illustrations for Preachers and Teachers, from My Note Book (Passmore & Alabaster, 1870), p. 171.