Um blog do Ministério Fiel
Mais que apenas um nome (Êxodo 3.14)
Disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros. (Êxodo 3.14)
Em outras culturas, o significado dos nomes não importa tanto. Escolhemos um nome porque gostamos de como ele soa ou por ser precioso para nossa família em especial. Em outras culturas, no entanto, um nome pode ter, em si mesmo, um grande significado. Seu significado pode estabelecer algo sobre a pessoa que o carrega ou as esperanças do povo que o dá.
Quando Moisés se encontrou com Deus na sarça ardente, perguntou: “Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?” (Êx 3.13). O nome que Deus compartilha com Moisés — YHWH (trazido para o português como “Eu Sou o Que Sou”) — tem quatro consoantes e nenhuma vogal. Tente pronunciar YHWH e verá que é praticamente impossível. Ele é, se você preferir, um nome impronunciável.
O que é que Deus está fazendo ao responder dessa forma? Moisés estava pedindo por um nome de autoridade para dar ao povo de Israel e a Faraó, mas Deus lhe deu esse nome impronunciável. Deus parece estar dizendo: Não há nenhum nome que possa encapsular adequadamente a totalidade de quem eu sou. Então, diga a eles que Eu sou o Que Sou enviou você. Diga a Faraó que veja o que eu faço pelo meu povo. Então ele saberá quem eu sou.
A Bíblia é a história não apenas da obra da salvação de Deus, mas também da revelação do caráter de Deus. Muitos de nós nos tornamos adeptos de lermos nossas Bíblias e perguntarmos coisas importantes para aplicação: “Como isso se relaciona ou se aplica? O que isso significa para mim?” Essas questões não são irrelevantes ou erradas, mas não são as perguntas mais fundamentais a fazer. Deus é o herói da história e o tema do livro, então a primeira pergunta que devemos fazer a cada passagem deve ser esta: “O que isso me fala a respeito de Deus?” A Bíblia foi escrita para estabelecer os feitos, o caráter e a glória de Deus.
Muitos de nós cremos que o que precisamos da igreja a cada domingo são porções anedóticas ou listas inspiracionais que tratem das nossas finanças, relacionamentos e outras questões que podemos estar enfrentando. Nunca houve outra época na história do cristianismo na qual mais livros de tutoriais para crentes tenham sido escritos. Ainda assim, como estamos nos saindo de verdade? Aparentemente, sabemos como fazer tudo, mas não conhecemos quem Deus é!
Para que Moisés pudesse fazer o que Deus o chamou a fazer, ele precisava entender quem Deus era (e é). Ele, como nós, precisava saber que Deus é mais do que apenas um nome.
Vidas são transformadas quando lemos a Bíblia e perguntamos: “O que eu posso descobrir sobre Deus?” É como se víssemos o que Deus fez e entendêssemos melhor quem ele é, de forma que crescemos em admiração e amor por ele — e então seremos capazes de viver como ele deseja, realizando seu chamado em nossa vida. Nunca iremos escavar as profundezas das glórias do nosso indizivelmente maravilhoso Deus, mas passaremos a eternidade vendo mais e mais dele. E, conforme lemos sua Palavra, isso pode começar hoje mesmo.
Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional