Mentes renovadas (Romanos 12.2)

 

Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.2)

 

As torres de controle do aeroporto são lugares fascinantes. Para salas tão pequenas, elas contêm uma tremenda capacidade e poder. As instruções dadas a partir dessas torres evitam o caos e garantem a segurança. Se algo der errado nelas, o impacto é sentido além de seus muros e muitas vezes constitui um grande perigo.

De igual forma, poderíamos dizer que nossa mente é a torre de controle do nosso corpo. O que fazemos com nosso corpo está diretamente relacionado ao que está acontecendo em nossa mente. Em nossa mente, temos a capacidade de considerar possibilidades, tomar decisões, julgar nossos sentimentos e moldar nossos afetos. Não é de admirar, então, que Paulo diga que, se quisermos “[apresentar nosso corpo] por sacrifício vivo” em resposta à misericórdia de Deus para conosco em Cristo (Rm 12.1), nossa mente é crucial.

Ser cristão envolve assumir uma mentalidade radicalmente alterada que resulta em pensamentos cada vez mais puros e comportamento santo, que não são vistos em uma vida sem Cristo. Como Paulo escreveu antes em Romanos: “os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito” (Rm 8.5). Essa mudança de perspectiva vem pelo poder do Espírito Santo à medida que ele nos instrui na verdade da Palavra de Deus.

Tal mudança é um processo. Todos os dias, estamos sendo conformados à imagem de Jesus Cristo. Nossa mente — na verdade, nossa vida inteira — está sendo renovada. Não somos nem tudo o que deveríamos ser nem tudo o que vamos ser, mas também não somos o que já fomos. E, quando nossa mente está sob a jurisdição do Espírito de Deus e da Palavra de Deus, o resto inevitavelmente seguirá segundo a intenção dele. Percebemos que o caminho de Deus é o melhor e temos o prazer de andar nele. Pensamos antes de agir. Recusamo-nos a ser moldados pelos padrões deste mundo, aprendendo a ver onde estão nos vendendo uma mentalidade baseada numa mentira e não na verdade da Palavra de Deus.

Portanto, confie que o poder da Palavra de Deus renovará sua mente e peça ao Espírito que a opere em você. Procure maneiras pelas quais o mundo está chamando você para se conformar e veja-as como oportunidades para permitir que sua mente seja transformada pela sabedoria divina. E faça isso não porque você deveria, mas porque é sua alegria, pois você sabe que “feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. […] Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz” (Pv 3.13-14, 17).


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!