Montando o quebra-cabeça (João 5.39–40)

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. (Jo 5.39-40)

 

Certo Natal, nossa família decidiu que nos tornaríamos uma família de quebra-cabeças. Arrumamos uma mesa, obtivemos o maior quebra-cabeça que pudemos encontrar e colocamos todas as suas peças sobre a mesa. Infelizmente, nosso entusiasmo logo se mostrou desigual para a tarefa. De vez em quando, um de nós caminhava até a mesa, pegava alguns pedaços, falhava em colocá-los no espaço correto — e então desistia e ia embora.

É perfeitamente possível que você e eu estudemos a Bíblia como se estivéssemos pegando peças de um quebra-cabeça, deixando de montá-lo e nunca vendo a magnífica imagem à nossa frente. Em outras palavras, como diz o livro de Hebreus, podemos estudar a Bíblia e descobrir que ela “de nada [nos] valeu”, pois “não foi acompanhada de fé” da nossa parte (Hb 4.2 NVI). Podemos ser meticulosos em nosso estudo bíblico e disciplinados em nossa memorização bíblica, e, no entanto, o tempo todo nos recusamos a aceitar verdadeiramente o Messias sobre quem estamos lendo. A tais pessoas, Jesus oferece palavras desafiadoras: “Não tendes a sua palavra permanente em vós, porque não credes naquele a quem ele enviou” (Jo 5.38).

É preocupante pensar que, mesmo quando homens e mulheres se colocam em posição de considerar a Palavra de Deus, ainda podem se recusar a vir a Jesus, o Doador e Sustentador da vida. Por natureza, botamos os dedos nos ouvidos para silenciar a voz de Deus. Por natureza, a Escritura nos diz: “Não há quem busque a Deus” (Rm 3.11).

Como um autor escreve, embora “não haja vida nas próprias Escrituras […] se seguirmos aonde elas nos levam, então nos levarão a ele, e assim encontramos vida, não nas Escrituras, mas nele por meio delas”.[1] As palavras de Deus nas Escrituras e a Palavra de Deus encarnada estão entrelaçadas, com o Espírito trazendo a Palavra de Deus às pessoas para que elas possam encontrar e descobrir a Cristo.

Você está carregando peças da Bíblia em sua mente sem montá-las para depois dar um passo atrás e ver a bela imagem de Jesus, com os braços estendidos, pronto para salvar aqueles que virão a ele em arrependimento e fé? Você combinará seu conhecimento da Palavra de Deus com a verdadeira fé para evitar a armadilha de saber muito sobre as palavras sem nunca conhecer a Palavra? Você virá à Palavra de Deus todos os dias esperando encontrar Jesus enquanto seu Espírito opera por meio de sua Palavra? Sejamos aqueles que ecoam o profeta Samuel ao abrirmos a Palavra de Deus: “Fala, porque o teu servo ouve” (1Sm 3.10).

 

[1] G. Campbell Morgan, The Gospel According to John (Marshall, Morgan, and Scott, 1933), p. 94.


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!