Nossa dívida foi paga (Colossenses 2.13-14)

 

[Deus] vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz. (Cl 2.13-14)

 

Por que Jesus Cristo veio à terra, morreu na cruz e ressuscitou dos mortos? Para proporcionar Redenção eterna e adoção divina para aqueles que creem. É uma realidade que nenhuma outra religião pode afirmar: o próprio Deus pagou a dívida do pecado humano para que pudéssemos ser chamados de seus filhos. O escritor do hino expressa a maravilha desse pagamento:

Ó redenção perfeita, a compra de sangue!

Para todo crente a promessa de Deus;

O ofensor mais vil que verdadeiramente crê,

Naquele momento, de Jesus recebe o perdão.[1]

Nosso encontro com a Redenção de Cristo é como a história da “Velha Betty”, uma mulher idosa que viveu na pobreza por causa de uma dívida financeira substancial. Um dia, um ministro cristão e sua congregação decidiram graciosamente intervir na vida de Betty e quitar sua dívida. O ministro procurou Betty em sua casa, mas, com medo de ser presa, ela evitou as primeiras batidas à porta. Uma vez que ele finalmente foi capaz de contar a boa notícia, ela olhou para ele e disse: “Apenas pense: eu tranquei e barrei a porta contra você. Eu estava com medo de deixá-lo entrar, e aqui estava você, trazendo um presente tão generoso.”

Em algum momento da vida, todos nós já fomos como a Velha Betty. Uma vez, sabíamos estar em dívida com o pecado. Estávamos sobrecarregados de arrependimento, com medo de que as pessoas viessem bater, prontas para revelar nossos problemas aos outros. Acima de tudo, tínhamos medo de Deus, pois a batida de sua mão à porta de nossa vida certamente só poderia significar julgamento. Mas então descobrimos que, em Cristo, Deus bate à porta para oferecer não o que nossas dívidas merecem, mas o que seu amor conquistou: um novo começo, um quadro em branco, uma nova história. Nossa dívida foi cancelada e, com alegria, abrimos a porta de nossa vida e o recebemos como nosso Salvador, Amigo e Senhor.

Ser cristão é viver na consciência dessa dívida paga. Não somos mais escravos do pecado e de sua penalidade; em vez disso, fomos libertos e adotados como filhos de Deus. E, agora, nossa adoção como filhos e filhas é o motivo pelo qual temos o grande privilégio de chamar a Deus de nosso Pai celestial e conhecê-lo tão intimamente. Não nos escondemos mais atrás de nossas portas, agarrando-nos a nossas dívidas, porque provamos a liberdade que veio bater à nossa porta e a deixamos entrar em nossa vida.

Que descanso é encontrado em saber que nossa dívida está cancelada! Que alegria é encontrada em saber que nosso status diante do Deus vivo foi transformado de devedores ansiosos para um de seus filhos e filhas adotivos. Agora, a pergunta é esta: como você permitirá que essas verdades mudem como você se vê e como vê as tarefas que estão diante de você hoje?

 

[1] Fanny Crosby, “To God Be the Glory” (1875).


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!