Nosso Deus imutável (Jonas 3.10)

 

Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez. (Jn 3.10)

 

A Bíblia deixa claro que Deus é imutável. Ao mesmo tempo, o livro de Jonas afirma que ele pode mudar e de fato muda sua atitude em relação às pessoas e sua maneira de lidar com elas. Como devemos entender essa aparente contradição?

Vemos essa tensão em outras partes da Escritura. Em seu trato com o Rei Saul, por exemplo, Deus disse: “Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras” (1Sm 15.11). Alguns versículos depois, todavia, lemos: “Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa” (v. 29). Parece que Deus se arrepende de sua decisão, mas então nos é dito que ele não se arrepende.

No entanto, não há inconsistência final entre esses dois modos de expressão. Quando se afirma que Deus se arrepende ou muda de ideia, a linguagem descritiva é uma acomodação à nossa perspectiva humana finita. Parece que houve uma mudança em Deus, mas o que realmente mudou foi nossa conduta humana. Simplificando, Saul não era mais o homem que havia sido. Ele havia se tornado persistentemente desobediente, e Deus respondeu a essa circunstância alterada de uma maneira totalmente consistente com seu caráter. Da mesma forma, em resposta à pregação de Jonas, os ninivitas mudaram sua conduta — desta vez, na direção oposta: eles se afastaram do mal. Deus é sempre contra o pecado e favorável ao arrependimento e à fé; seu caráter não muda. Suas advertências têm a intenção de alertar os rebeldes e levá-los ao arrependimento — e, se o arrependimento ocorrer, então Deus responde de acordo com isso.

Só porque Deus responde dessa maneira, o pecador que crê em Jesus pode conhecer sua aceitação. Visto que “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13.8), podemos saber que, quando chegamos em contrição e fé como de crianças, Deus nos recebe com compaixão e misericórdia. Essa é a sua natureza, e ele não mudará. Da nossa perspectiva, pode parecer que ele mudou de ideia — mas Deus sempre permanece fiel a cada palavra que já disse. Em um mundo que está sempre mudando e onde até mesmo o melhor de nós nem sempre consegue manter a própria palavra, aqui está um ótimo fundamento para sua confiança e alegria hoje.

 


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!