O conhecimento de Deus (Jeremias 31.34)

 

Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. (Jeremias 31.34)

 

Nos dias do profeta Jeremias, Deus se recusou a quebrar a aliança que havia feito com o seu povo. Porém, a despeito de sua misericórdia, o povo de Deus continuou a pecar. Isso apresentava um problema: como Deus poderia cumprir as promessas que havia feito para abençoar o seu povo quando eles continuamente demonstravam infidelidade para com ele?

Como parte de seu grande plano, Deus prometeu uma nova aliança — uma obra de recriação interior. Como o teólogo Alec Motyer escreve: “Quando seu povo não podia se elevar à altura de seus padrões, o Senhor não rebaixa seus padrões para corresponder à capacidade deles; ele transforma o seu povo.”[1]

Essa nova aliança é o propósito e a promessa de Deus de regenerar corações por meio do sangue do Senhor Jesus. Ele toma o nosso coração e molda-o em perfeita forma — como encaixar uma peça num quebra-cabeça — para que a sua Lei se torne um deleite para nós.

Na declaração de Deus dessa nova aliança, o verbo “conhecer” é fundamental. No original em hebraico, o significado é claro desde o início em Gênesis: a declaração direta de que Adão “conheceu” sua esposa e eles tiveram filhos (Gn 4.1) demonstra o nível de intimidade que a palavra comunica. Deus está dizendo que, quando o seu povo chega a um entendimento do seu amor, eles não farão meros estudos bíblicos a uma curta distância; antes, serão pessoas que o conhecem verdadeiramente.

O que Jeremias falou no tempo futuro, somos capazes de aproveitar no presente; pois, entre a sua profecia e o nosso tempo, o Senhor Jesus ergueu um cálice de vinho na noite anterior à sua morte e anunciou: “Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós” (Lc 22.20). Pela graça de Deus, você e eu podemos conhecer o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Não apenas isso, mas ele também conhece o nome de cada um de nós, individualmente; conhece nossas necessidades e está comprometido com nosso bem-estar. Jesus carrega os nossos nomes diante do Pai — e, por causa de tudo o que ele é e tudo o que ele fez, esses nomes estão escritos no Livro da Vida.

Que tipo de Rei é esse? A resposta está além da nossa capacidade de compreender por completo. Algum dia, nós o veremos face a face e entenderemos muito mais do que entendemos hoje. Contudo, ainda assim, hoje você pode viver com a confiança que vem de saber que conhece o Deus que o redimiu por meio de seu Filho, o qual habita e opera em você por seu Espírito e em cuja sala do trono você estará um dia.

 

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional


[1] Look to the Rock: An Old Testament Background to Our Understanding of Christ (Kregel, 1996), p. 58–59.