O poder do Espírito (Atos 1.8)

 

Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. (Atos 1.8)

 

O Espírito Santo nos é dado para que o povo de Deus possa trazer a Palavra de Deus ao mundo de Deus.

Sem o Espírito, os eventos do livro de Atos — que contam a história da expansão do Evangelho, com os discípulos de Jesus nas ruas de Jerusalém proclamando a mensagem do Cristo ressurreto — não poderiam ter acontecido. Afinal, algumas semanas antes, esses mesmos discípulos estavam escondidos atrás de portas fechadas, um pequeno grupo assustado, de luto pelo seu Rei crucificado. O que explica sua transformação repentina?

A resposta é encontrada no triunfo de Jesus sobre a sepultura e na promessa que ele deu aos seus discípulos — a promessa de seu Espírito Santo de capacitá-los e enchê-los de poder. Essa promessa foi acompanhada de um mandamento: os seguidores de Jesus deveriam ir por todo o mundo e pregar as Boas Novas.

Antes que os discípulos saíssem com entusiasmo, Jesus afiou o foco deles. Eles ainda não haviam entendido o fato de que seu interesse não se limitava a Israel, mas era por todas as pessoas em todos os lugares. (E levaria mais algum tempo para eles reconhecerem plenamente esta verdade: veja At 10.1–11.18.) Jesus, portanto, ordenou a seus seguidores que fossem suas “testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”.

Após a ascensão de Jesus, o Espírito Santo desceu sobre os seus seguidores, assim como Jesus havia prometido — e então a grande história da propagação da igreja em todo o mundo conhecido começou. Essa é uma história que ainda não terminou e inclui todos os crentes, à medida que o Evangelho continua a ser pregado em todo o mundo.

Se você está em Cristo, você possui esse mesmo Espírito e é capacitado pelo seu poder a espalhar a verdade sobre Jesus por todo o mundo. O Espírito não foi dado para que você e eu pudéssemos nos sentar e contar a outros cristãos sobre nossas experiências espirituais. Em vez disso, devemos usar nossos dons e talentos para levar o Evangelho às nações. Para alguns de nós, isso significa ir ao exterior em missão. Para outros, significa atravessar nossa rua ou nossa cidade, como parte dessa mesma missão.

Deus chama você para amar e servir até mesmo aqueles com quem você não compartilha nenhuma cidadania terrena. Ele o chama para atravessar divisões e ficar ao lado daqueles a quem você naturalmente seria indiferente, ou até mesmo daqueles que vivem em inimizade com você. Mas ele não o chama para reunir o amor e a coragem que isso requer. Não — devemos ser transformados por um poder fora de nós mesmos, e é isso que Jesus prometeu e o Espírito fornece. Portanto, peça a Deus que derrame de novo o Espírito dele em sua vida hoje, para que você possa proclamar as Boas Novas com coragem e zelo.


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!