O povo de Deus (Romanos 2.28-29)

 

Porque judeu não é quem o é exteriormente, nem é circunciso quem o é apenas no exterior, na carne. Mas judeu é quem o é no interior, e circuncisão é a do coração, realizada pelo Espírito, não pela letra. (Rm 2.28-29 A21)

 

Todo reino tem cidadãos, e o Reino de Deus não é diferente. Quem, então, são os cidadãos no Reino de Deus? Quem é o povo de Deus?

O povo de Deus compreende todos os que colocaram sua fé em Jesus Cristo. Essas pessoas não fazem parte do Reino de Deus por causa de seu intelecto, poder ou qualquer outro fator externo, mas simplesmente e apenas porque Deus escolheu amá-las e, assim, deu-lhes o dom da fé em seu Filho. Jesus repreendeu os fariseus por presumirem ser membros da família de Deus por causa de sua linhagem: “Se fôsseis filhos de Abraão”, disse ele, “faríeis as obras de Abraão” (Jo 8.39 ACF). E o que Abraão fez? Ele confiou nas promessas de Deus; ele “creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça” (Gl 3.6).

Somos membros plenos da família de Deus, então, não por causa de algo que fazemos, mas pela obra do Espírito de Deus em convencer nosso coração, fazendo-nos crer e nos levando ao arrependimento. Não precisamos nos submeter aos requisitos rituais da lei judaica ou ser descendentes físicos de Abraão para sermos incluídos no povo de Deus. Em Romanos 2.29, Paulo essencialmente pergunta: Quem são os filhos de Abraão? A resposta é: qualquer um que se submeta à “circuncisão […] do coração, realizada pelo Espírito”.

Ao considerarmos essas verdades, podemos nos perguntar se Paulo achava haver algum benefício em ser judeu. Paulo explicou que havia realmente uma vantagem fenomenal, porque os judeus foram os primeiros a receberem as promessas de Deus, dando a eles uma oportunidade única de entender os sinais que apontavam para o cumprimento em Cristo (Rm 3.1-2). Mas esse entendimento em si mesmo não faz de ninguém um cidadão do Reino de Deus. Isso está aberto e reservado para aqueles que se tornam súditos de seu Rei. Quer sejamos judeus, quer gentios — independentemente de nossa origem, de onde nascemos e de como fomos criados —, Deus oferece salvação a todos os que chegam à fé em Cristo. Nossa cidadania no Reino de Deus não está ligada à etnia ou ao exterior, mas à fé humilde e como de uma criança no Messias.

O mundo está cheio de pessoas que lutam para encontrar onde se encaixam ou se esforçam para manter sua posição em uma empresa, sociedade, círculo de amizade ou até mesmo em sua própria família. Deus não pede que você lute ou se esforce, mas simplesmente que desfrute. Se você pertence ao povo de Deus pela fé em Jesus, então você foi resgatado pelo nome dele, foi liberto da vergonha e faz parte do seu povo. É aqui que você se encaixa; é aqui que você encontra o seu lar.

 


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!