Um blog do Ministério Fiel
O que Deus requer nos mandamentos primeiro, segundo e terceiro? – Catecismo Nova Cidade (9/52)
Pergunta 9: O que Deus requer nos mandamentos primeiro, segundo e terceiro?
Primeiro, que conheçamos e confiemos em Deus como único Deus vivo e verdadeiro. Segundo, que evitemos toda idolatria e não cultuemos a Deus de modo impróprio. Terceiro, que tratemos o nome de Deus com temor e reverência, honrando também sua Palavra e suas obras.
DEUTERONÔMIO 6.13–14
Ao Senhor, teu Deus, temerás. A ele servirás, e por seu nome jurarás.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
CHARLES HADDON SPURGEON
Deus leva os homens a ver que o Deus revelado na Escritura e manifesto na pessoa do Senhor Jesus é o Deus criador do céu e da terra. O homem forma para si um Deus segundo seu próprio gosto; se não o faz de madeira ou de pedra, o homem faz imagens do que chama de sua própria consciência, pensamento cultivado, uma divindade segundo seu gosto, que não será muito severa com suas iniquidades nem dará estrita justiça aos impenitentes. Ele rejeita Deus tal como é, elaborando outros deuses, como acha que o Ser Divino deveria ser, e diz, quanto a essas obras de sua própria imaginação: “Eis os teus deuses, ó Israel!”. Mas o Espírito Santo, quando ilumina as mentes, conduz-nos a ver que Jeová é Deus e que, além dele, não há nenhum outro. Ele ensina seu povo a conhecer que o Deus do céu e da terra é o Deus da Bíblia, um Deus cujos atributos são completamente equilibrados: misericórdia atendida por justiça, amor acompanhado de santidade, graça revestida de verdade e poder ligado a sensibilidade. Ele não é um Deus que vê o pecado com leviandade, muito menos que se agrada com ele, como supõe-se serem os deuses dos pagãos, mas é um Deus que não pode olhar a iniquidade e que jamais poupará os culpados. Essa é a grande contenda dos dias atuais entre o filósofo e o cristão. O filósofo diz: “Sim, se você quiser, um deus, mas ele tem de reunir tais características, conforme eu disponho dogmaticamente agora diante de você”. O cristão, por sua vez, replica: “Nosso trabalho não é inventar um deus, mas obedecer ao único Senhor que é revelado nas Escrituras da verdade”.
JOHN LIN
Os primeiros três mandamentos mostram como devemos viver em relação à luz e na luz do Deus vivo único e verdadeiro.
O primeiro mandamento nos diz que não podemos ter outros deuses senão Deus. Ele tem de ser objeto exclusivo de nossa adoração, objeto máximo de nosso amor e desejo. O segundo mandamento é similar e nos diz que não devemos adorar a Deus de acordo com nosso próprio conceito de Deus, o que a Bíblia chama de idolatria. Devemos adorar a Deus de acordo com quem ele é, e não conforme aquilo que queremos que ele seja. Noutras palavras, não adorem falsos deuses, e não adore a Deus de modo falso.
O terceiro mandamento é, na verdade, semelhante aos dois primeiros. Não podemos usar equivocadamente o nome de Deus ou tratá-lo mal. Sabemos que o nome de Deus descreve seu caráter, a essência de seu ser, razão pela qual ele disse a Moisés que seu nome é “EU SOU”. Noutras palavras, Deus diz: “Meu nome significa que sou autoexistente e eterno”. Não tomar o nome de Deus em vão não significa simplesmente que existem certas palavras que possamos ou não dizer. Significa que, quando falamos de Deus, quer por palavras, quer por estilo de vida, temos de honrar plenamente e respeitar quem ele é. Consideremos um pouco mais os primeiros dois mandamentos. Digamos, por exemplo, que você crê, de todo coração, que alcançar determinado objetivo em sua vida — prestígio, um tipo de emprego, um relacionamento com a pessoa de seus sonhos — proverá conforto máximo e responderá a seus desejos do coração por significado. Cotidianamente, você olha para esse alvo a fim de lhe prover conforto mais profundo do que Deus. Isso implica quebrar o primeiro mandamento. Você fez de seu alvo um deus. Prestígio, um emprego ou uma pessoa se tornaram o objeto de sua adoração.
O aspecto negativo disso é que, quando cultuamos a Deus porque cremos que ele tem de nos prover conforto, dando-nos o prestígio, o emprego ou o relacionamento que desejamos e procuramos, violamos os mandamentos. Impomos nosso conceito de quem Deus é sobre Deus. Criamos um deus desenhado segundo o freguês, ou seja, um ídolo. Esses dois primeiros mandamentos dizem para que adoremos somente a Deus, que adoremos a Deus como verdadeiro Deus e não adoremos a um deus projetado ou inventado, um ídolo.
Por que esses mandamentos insistem para adorarmos somente a Deus e para o adorarmos como ele é, e não como queremos que ele seja? Por que o terceiro mandamento insiste tanto em honrar e respeitar seu nome e seu caráter? Porque Deus nos criou com um desejo que só ele pode satisfazer: o desejo por ele. Se estivermos sempre tentando mudar quem Deus é ou substituí-lo por outra coisa, jamais estaremos em paz. Nunca experimentaremos o verdadeiro conforto, o verdadeiro significado ou a verdadeira alegria. Jamais seremos inteiros. Mas, se Deus estiver no centro de nossas vidas – não outro deus ou uma versão revisada de Deus, mas o Deus vivo e verdadeiro –, estaremos verdadeiramente em paz.
Isso é precisamente a razão pela qual Agostinho escreveu: “Tu nos criaste para ti, e nosso coração é inquieto até que encontre descanso em ti”.
ORAÇÃO
Único e uno Deus, teu nome está acima de todos os nomes, e chegamos diante de ti com reverência e temor. Guarda-nos fiéis aos teus mandamentos. Revela-nos quaisquer deuses falsos que estiverem em nossas vidas. Faze-nos adorar somente a ti em espírito e em verdade. Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia