Um blog do Ministério Fiel
O que é o batismo? – Catecismo Nova Cidade (44/52)
Pergunta 44: O que é o batismo?
Batismo é o ato de lavar com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; significa e sela nossa adoção em Cristo, nossa purificação do pecado e nosso compromisso de pertencer ao Senhor e à sua Igreja.
MATEUS 28.19
Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
GEORGE HERBERT
Na medida em que vês a escura e sombreada aleia,
Não te detenhas, mas olha para o céu além
Assim, quando eu vejo meus pecados, remove meus olhos
Para que eu veja mais para trás, e voe até aquela água
Que está acima dos céus, cujas fonte e rasgo
Estejam no lado perfurado de meu querido Redentor.
Benditos riachos! Ou impedis e parais nossos pecados de
engrossar e se ampliar,
Ou nos dais lágrimas que os afoguem enquanto crescem!
Em tua redenção todo meu tempo se mede,
E espalha a argamassa igual ao crime:
Tu ensinaste ao livro da vida meu nome;
Desse modo, quaisquer futuros pecados
já não mais me atrairão,
Pois teu primeiro conhecimento
a tudo poderia desacreditar.
COLLIN HANSEN
Quando eu disse a meu pastor que queria tornar-me membro da igreja, ele ofereceu uma simples explanação sobre por que eu deveria ser batizado: porque Jesus fez assim. Por que Jesus andou para dentro do Jordão e pediu a seu primo João que o baixasse às águas? Afinal, ele não tinha pecado a confessar, nenhuma necessidade de se arrepender.
Sempre simpatizei com a resposta incrédula de João ao pedido de Jesus. “Eu careço de ser batizado por ti”, disse João, que havia preparado o caminho para o Cristo, “e vens tu a mim?” (Mt 3.14). Sim, respondeu Jesus, “porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu” (Mt 3.15).
Em seu batismo, Jesus se identificou com todos nós, que, devido ao pecado, um dia morreremos como resultado do juízo de Deus (Gn 3.19). A água tem sido sinal do juízo de Deus desde Gênesis 6–7, quando Deus julgou a impiedade dos homens mandando o dilúvio que destruiu a todos, exceto Noé e sua família. Ainda que jamais pecasse, Jesus morreria nas mãos de homens pecadores ao absorver a ira de Deus pelo mundo pecador.
A água, claro, também é necessária para a vida. Antes de haver luz, o Espírito de Deus pairava sobre as águas (Gn 1.2). Um dia, quando Jesus, ressurreto e ascenso, retornar para inaugurar os novos céus e a nova terra, um rio de vida fluirá do trono de Deus e do Cordeiro na Nova Jerusalém (Ap 22.1–2). Qualquer um que o siga nas ondas como inimigos de Deus surgirá como irmão ou irmã do Filho de Deus, coerdeiros de sua eterna herança.
O batismo é o sinal e o selo de que fomos adotados na família de Deus. Pai, Filho e Espírito Santo têm amado uns aos outros em perfeita unidade desde antes da criação, antes de Deus haver moldado Adão do pó da terra. No batismo de Jesus, temos as três pessoas; ninguém pode entender equivocadamente o significado do sinal que o Pai afirma do céu: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.17).
Toda vez que me lembro de meu batismo, ouço essas palavras de bênção. Jesus foi imerso nas águas do juízo para que eu pudesse beber das águas da vida eterna. Porque Jesus me chama de irmão, posso chamar Deus de meu Pai. Porque o Espírito desceu sobre ele como uma pomba, tenho paz com Deus, que outrora me considerava inimigo.
Outrora eu estava fora do povo de Deus, era estranho a essa família, devido a meu pecado. Mas agora sou irmão de todos que foram igualmente batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A Igreja é nosso lar, lugar em que, a despeito de haver discordâncias e disputas, ajudamos uns aos outros a confessar que temos um só Senhor e uma só fé (Ef 4.5). A nós foi dada a Grande Comissão para seguir os passos de João e chamar outros ao arrependimento, enquanto os apontamos a Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Nós batizamos para que eles sempre saibam que Deus os ama, que se agrada deles, porque agora eles pertencem a Cristo.
ORAÇÃO
Tu, que nos limpas, pois não conseguimos purificar os próprios corações e temos de vir a ti para que laves nossos pecados. Somos gratos pelo batismo com água, que não nos salva, mas mostra nossa salvação e nos une como um só povo, teus filhos e filhas adotivos. Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.