Um blog do Ministério Fiel
O que é a Ceia do Senhor? – Catecismo Nova Cidade (46/52)
Pergunta 46: O que é a Ceia do Senhor?
Cristo ordenou que todos os cristãos comessem do pão e bebessem do cálice em grata memória dele e de sua morte. A Ceia do Senhor é a celebração da presença de Deus em nosso meio; trazendo-nos à comunhão com Deus e uns com os outros; alimentando e nutrindo nossas almas. Também antevê o dia em que comeremos e beberemos com Cristo no reino de seu Pai.
1 CORÍNTIOS 11.23–26
Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo, que é partido por vós; fazei isso em memória de mim. De forma semelhante, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
RICHARD BAXTER
Ó, que inefáveis mistérios e tesouros de misericórdia estão aqui apresentados em um sacramento! Temos aqui comunhão com um Deus reconciliado, e somos trazidos à sua presença pelo grande Reconciliador. Aqui temos comunhão com nosso bendito Redentor, crucificado e glorificado, e oferecido a nós, como nossa Cabeça vivificadora, preservadora, fortalecedora. Aqui temos comunhão com o Espírito Santo, que aplica às nossas almas os benefícios da redenção, atraindo-nos ao Filho, comunicando a nós sua luz, sua vida e sua força, aumentando e ativando suas graças em nós. Aqui temos comunhão com o corpo de Cristo, seu povo santificado, os herdeiros da vida. Quando o ministro de Cristo, por sua comissão, representa a nossos olhos o Cristo crucificado, pelo pão e vinho designado para este uso, vemos Cristo crucificado, como se estivesse diante de nós, e nossa fé se apropria dele, e nós percebemos a verdade do remédio; e edificamos nossas almas sobre essa rocha. Quando o mesmo ministro, por comissão de Cristo, oferece-nos seu corpo, e sangue, e seus benefícios, é firme e válido a nós, como se da boca do próprio Cristo fossem oferecidos. E, quando nossas almas o recebem, por aquela fé que o Espírito Santo deserta em nós, a participação é tão verdadeira quanto a de nossos corpos recebendo o pão e o vinho que o representam.
LIGON DUNCAN
A Ceia do Senhor é sinal e selo da aliança. Isso significa que ela representa e confirma-nos a preciosa promessa de Deus de que, por meio de Jesus Cristo, ele será nosso Deus, e nós, seu povo. Na Ceia do Senhor, temos uma lembrança, uma celebração da presença de Deus e uma experiência de comunhão. Temos também algo que nos nutre e, na Ceia do Senhor, antevemos a glória vindoura.
Primeiro, temos uma lembrança na Ceia do Senhor. Na Ceia do Senhor, Jesus disse aos discípulos que iriam proclamar sua morte até que ele venha. O pão e o vinho, o corpo e o sangue de Cristo na Ceia do Senhor, são a representação de um sacrifício pactual. Os dois elementos constituintes indicam que a morte de Jesus foi um ato proposital de sua parte. Ele se entregou como sacrifício em nosso lugar, pelo perdão de nossos pecados. Assim, sempre que celebramos a Ceia do Senhor, devemos nos lembrar do significado e da importância da morte de Jesus Cristo em nosso favor. Temos de nos lembrar dele. “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22.19). Celebramos a gloriosa obra de expiação que Jesus Cristo realizou por nós.
Segundo, a Ceia do Senhor é também uma celebração da presença de Deus. Não é maravilhoso sermos convidados a nos pôr de joelhos junto à mesa de Deus? Isso é realmente surpreendente à luz de nossa rebeldia. Em Gênesis 3, Satanás disse a Eva e a Adão: “Tomai e comei deste fruto”. Comeram o fruto contra o mandamento de Deus, e qual foi o resultado? Resultou em satisfação e plenitude? Não. Resultou em sua expulsão da presença de Deus. Mas, à Mesa do Senhor, o próprio Senhor Jesus nos convida a entrar em sua presença. Quando Jesus diz a seus discípulos “Tomai e comei”, reverte as palavras da serpente no jardim. Derek Kidner tem esta frase maravilhosa: “Deus sentirá o sabor da pobreza e da morte antes de ‘tomai e comei’ se tornarem verbos de salvação”. Experimentamos isso todas as vezes que vamos à Mesa do Senhor, sempre que ouvimos o pastor dizer: “Tomai e comei dele, todos”. É uma celebração sermos reunidos a Deus, termos sua presença conosco e nosso prazer em sua comunhão próxima.
Terceiro, a Ceia do Senhor é comunhão. É comunhão com Deus e com seu povo. Não comungamos apenas com o Deus vivo pela graça; não comungamos apenas com o Deus vivo por aquilo que Jesus fez por nós na cruz; comungamos também uns com os outros. Quando somos unidos ao Senhor Jesus Cristo, estamos unidos a todos que estão unidos a ele. Por essa razão, Paulo diz aos coríntios: “Vocês têm de discernir o corpo” (1 Co 11.29). Ele não está dizendo que precisam entender algo místico sobre os elementos da Ceia do Senhor. Qual é o corpo de que ele fala? O corpo de Cristo, a Igreja, a comunhão dos crentes.
Finalmente, a Ceia do Senhor é alimento espiritual. É um meio de graça. É uma das maneiras designadas por Deus para nos edificar e nutrir, confirmar nossa fé e nos fortalecer para o crescimento. A Ceia do Senhor antecipa a glória vindoura. Jesus lavou os pés dos discípulos na noite em que foi traído, e serviu-lhes os elementos da Ceia do Senhor. De modo interessante, quando Jesus fala das Bodas do Cordeiro na consumação (Lc 12.37), em glória, quando chegar o grande final e todos o tiverem reconhecido como Rei, ele diz que naquele dia nos convidará a nos reclinar, assim como os discípulos se reclinaram na noite da Ceia do Senhor, e ele se apresentará e nos servirá.
Sim, na Ceia do Senhor, antevemos o jantar de bodas do Cordeiro, onde vamos nos sentar uns com os outros em glória, e nosso Salvador nos servirá tudo de que precisamos. Que alegria é vir para a Mesa do Senhor!
ORAÇÃO
Pão da Vida, tomamos a Ceia do Senhor em reverente obediência. Não queremos recebê-la indignamente; assim, aproximamo-nos em arrependimento e fé. Ajuda-nos a perdoar os pecados daqueles que pecaram contra nós, especialmente os crentes com os quais compartilhamos o pão e o cálice. Que nossa participação nessa refeição proclame tua morte salvadora e nossa profunda necessidade dela! Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.