Um blog do Ministério Fiel
O que é fé em Jesus Cristo? – Catecismo Nova Cidade (30/52)
Pergunta 30: O que é fé em Jesus Cristo?
Fé em Jesus Cristo é reconhecer a verdade de tudo que Deus revelou em sua Palavra, confiar nele, recebê-lo e descansar somente nele para a salvação que nos é oferecida no evangelho.
GÁLATAS 2.20
Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e entregou a si mesmo por mim.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
JONATHAN EDWARDS
A melhor, mais clara e mais perfeita definição da fé que justifica, e que guarda maior consonância com a Escritura, que eu possa imaginar é esta: fé é a alma abraçar inteiramente a revelação de Jesus Cristo como nosso Salvador. A palavra abraçar é uma expressão metafórica, mas acho que é mais clara do que qualquer outra expressão; chama-se de crer porque crer é o primeiro ato da alma ao abraçar uma narrativa ou revelação: e abraçar, quando se está familiarizado com uma revelação ou algo que se declara, é mais propriamente chamado de crer do que de amar ou escolher. Quando se fala apenas de uma pessoa, seria mais propriamente chamado de amar. Quando se fala a respeito de um presente, uma herança ou recompensa, seria chamado de receber ou aceitar.
Essa definição poderia ter sido expressa nas seguintes palavras: fé é a alma aderir e aquiescer inteiramente à revelação de Jesus Cristo como nosso Salvador — ou fé é a alma abraçar a verdade de Deus, revelando Jesus Cristo como nosso Salvador, ou ainda fé é a alma aquiescer inteiramente e depender da verdade de Deus, revelando Cristo como nosso Salvador.
Na fé, a alma inteira concorda e confia na verdade, abraçando-a para si. Existe toda uma entrega da mente e do coração a essa revelação, fechando com ela, aderindo a ela, com a crença e com a inclinação e o afeto.
JOHN YATES
Algumas vezes, indago se entendemos realmente como é grande a palavra salvação. O que significa ser salvo? Qual é o significado da salvação?
Quer dizer estar seguro. Mas também significa estar curado. Significa ser perdoado. Significa ser adotado. Significa ser feito íntegro. É uma grande palavra. Quer dizer que somos restaurados em nosso relacionamento com Deus. Foi-nos dada vida com Deus agora, e foi dada a dádiva da vida eterna com Deus no céu para sempre. Portanto, é muito grande a salvação. A salvação é um dom de Deus. Não é algo que ganhemos por esforço ou merecimento, ainda que esse seja o jeito que muitas pessoas pensam a esse respeito. Não é algo que possamos atingir, mas algo que temos de receber. Necessitamos entender isso desde o começo.
A salvação pode vir instantaneamente, como ocorreu com Zaqueu quando Jesus entrou em sua casa. Jesus disse: “Hoje entrou a salvação nesta casa” (Lc 19.9). Pode vir em um momento de reconhecimento e fé. Mas é algo vivido no curso de uma vida inteira. Existe uma história sobre um velho bispo inglês que caminhava por uma rua de Londres quando um pregador de rua lhe disse: “O senhor já foi salvo?”. A resposta do velho é significativa. De acordo com a história, ele parou, pensou e, em seguida, disse um jeito gracioso: “Sim, eu fui salvo. Estou sendo salvo e serei salvo”. O que ele quis dizer com isso? Ele quis dizer que podia olhar para trás, para um momento em que depositou sua fé em Cristo e voltou-se para ele em fé e esperança, experimentando a salvação. Mas também quis dizer que a salvação era algo que ele vivia e experimentava mais a cada dia. E também algo que ele experimentaria ainda mais plenamente quando estivesse com o Senhor na vida futura. A salvação começa quando Deus abre nossos olhos para começar
a entender quanto precisamos de Cristo. Enquanto pensamos que podemos salvar a nós mesmos, o caminho se mantém fechado. Ser salvo é como estar no meio de um afogamento e perceber que não podemos salvar a nós mesmos e alguém tem de vir resgatar-nos, e nós temos de simplesmente relaxar e permitir esse resgate, pois estamos submersos e não conseguimos nadar e, de outro jeito, vamos nos afogar. A única coisa com que consigo contribuir para a salvação é minha própria natureza pecadora. Trata-se de irmos a Deus conscientes de nossas humildes necessidades — irmos em fé, arrependidos de nossos pecados e colocando diante de Deus a percepção de que precisamos dele. Esse é o começo da salvação.
Paulo diz, em Romanos 10, que todo aquele que chamar pelo nome do Senhor será salvo. Vivemos uma era em que muitas pessoas rejeitam a ideia de que a fé em Cristo é necessária para que nos tornemos filhos de Deus e herdeiros da vida eterna. Contudo, Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Ele é nosso caminho para a salvação.
Foi essa a mensagem dos apóstolos. Conforme Pedro pregou em Atos 4: “Não há outro nome pelo qual possamos ser salvos”. A salvação vem por meio de Jesus Cristo.
ORAÇÃO
Autor de nossa fé, cremos que és quem dizes ser. Tua Palavra é a verdade, e revela a ti como nossa única esperança de salvação. Cremos em tuas promessas, andando pela fé, e não pela visão. Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.