Um blog do Ministério Fiel
Seria o batismo com água o lavar do próprio pecado? – Catecismo Nova Cidade (45/52)
Pergunta 45: Seria o batismo com água o lavar do próprio pecado?
Não, somente o sangue de Cristo e a renovação do Espírito Santo podem limpar-nos do pecado.
LUCAS 3.16
Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
JOÃO CALVINO
“Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Pergunta-se: por que João não disse igualmente que é apenas Cristo quem lava as almas com seu sangue? A razão é que esse lavar é realizado pelo poder do Espírito, e João considerava suficiente expressar o efeito todo do batismo pela única palavra Espírito. O significado é claro: somente Cristo concede toda a graça figurativamente representada pelo batismo externo, pois é ele quem “asperge a consciência” com seu sangue. É ele também que mortifica o velho homem, e concede o Espírito da regeneração. A palavra fogo é acrescentada como epíteto, sendo aplicada ao Espírito, porque ele tira nossas poluições, como o fogo purifica o ouro.57
KENT HUGHES
O grande texto clássico que celebra e anuncia o batismo do crente em Cristo é 1 Coríntios 12.13: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer ser- vos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. Isso fala do Espírito nos iniciando no corpo de Cristo, o que aconteceu comigo quando eu tinha apenas 12 anos. Eu nunca ouvira falar do batismo do Espírito Santo, mas realmente fui batizado pelo Espírito Santo. Agora, com o passar dos anos, aquilo que era um fato objetivo tem-se tornado uma realidade subjetiva em minha vida.
Quando fui batizado pelo Espírito, fui regenerado, nasci de novo. Nasci do Espírito, João 3 diz. Que belo retrato! A metáfora de nascer de novo descreve uma obstetrícia divina porque fui tirado das trevas e trazido à luz, e comecei a ver.
Ao mesmo tempo que fui regenerado, fui habitado pelo Espírito Santo. Jesus diz, em João 14, que o Espírito “habitará em vós” e “estará em vós”. Perdi meu pai quando era bem pequeno, e tinha a sensação de estar sozinho no mundo. Quando fui habitado, um senso de paternidade dominou a minha alma, o senso de ter sido adotado. Eu não sabia que tinha sido marcado pelo Espírito Santo, selado pelo Espírito Santo. Como é dito em Efésios 1.13–14: “Nele também, quando ouvistes a palavra da verdade, o evangelho de vossa salvação, e nele crestes, fostes selados pelo Espírito Santo prometido, que é o penhor de nossa herança até que adquiras a possessão dela, para o louvor de sua glória”. Isso ainda me deu um sentimento de proteção e realidade, pois fui marcado pela eternidade pelo Espírito Santo quando fui batizado pelo Espírito.
Quando fui batizado no Espírito, também fui objeto de oração. Romanos 8.26 diz: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda em nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. O Espírito ora com gemidos inexprimíveis porque conhece nossos corações (Rm 8.26).
Ao mesmo tempo, fui iluminado. Lembro-me de que, quando era menino, em um acampamento, voltando para minha cabana, tirava minha Bíblia, sublinhava alguns versículos e via a Palavra se tornar viva para mim, do modo como ainda tem sido viva em minha vida. Ora, quando João Batista disse claramente: “Eu vos batizo com água, mas [Cristo] batizará com o Espírito Santo e com fogo”, falava da superioridade do batismo de Jesus. Água só lava o que é externo, mas o Espírito e o fogo regeneram e purificam o interior. Assim é a grande realidade que habita e nos enche de alegria, de ser batizado com o Espírito e com fogo. O Espírito Santo está tornando novas todas as coisas, constantemente conformando-nos à imagem de Cristo.
ORAÇÃO
Cordeiro de Deus, nosso batismo é sinal de que fomos salvos, não por nossas justiças, mas porque nos foi dada a justiça de Cristo. Que não façamos do batismo o objeto de nossa confiança, mas que olhemos para a obra purificadora de Jesus, belamente ilustrada pelo batismo. Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.