Um blog do Ministério Fiel
O que mais Deus criou? – Catecismo Nova Cidade (5/52)
Pergunta 5: O que mais Deus criou?
Deus criou todas as coisas por sua poderosa Palavra, e toda a sua criação era muito boa; tudo vicejava sob seu amoroso governo.
GÊNESIS 1.31
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom…
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
JOÃO CALVINO
Deus nos deu, por todo o arcabouço deste mundo, claras evidências de sua eterna sabedoria, bondade e poder; e, embora, ele em si mesmo seja invisível, de certa maneira torna-se visível a nós por suas obras. É correto, portanto, dizer que este mundo deva ser chamado espelho da divindade; não que haja suficiente clareza para o homem obter pleno conhecimento de Deus, ao olhar para o mundo, mas o fato de que ele se revelou até aqui, de modo que a ignorância dos ímpios seja indesculpável. Ora, os fiéis a quem ele deu olhos enxergam vislumbres de sua glória, brilhando em tudo que foi criado. Sem dúvida, o mundo foi feito para ser o teatro da glória divina.
KENT HUGHES
Às vezes, inicio meu tempo pessoal de oração e devoção refletindo sobre o tamanho do universo, que, de tão imenso, confunde nossa mente — que nossa própria pequena galáxia tem cem mil estrelas, existem centenas de milhões a mais de galáxias, cada qual com cem milhões de estrelas, que nossa galáxia e cada uma dessas galáxias está a cem anos-luz de amplidão e que há três milhões de anos-luz entre cada uma dessas galáxias. Algo absolutamente fenomenal e surpreendente!
A primeira linha do Antigo Testamento diz: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). Ora, quando ele justapõe duas palavras — céus e terra —, dois opostos, quer dizer que ele criou tudo. Assim, poderíamos ler isso como: “No princípio, Deus criou o cosmos”. E, então, ele viu que era bom, mas disse ainda mais que isso. Disse que era muito bom.
Quando chegamos ao Novo Testamento e à revelação mais completa de Jesus Cristo, aprendemos que o cosmos foi criado pelo próprio Cristo. A frase inicial do Evangelho de João diz assim: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele e, sem ele, nada do que foi feito se fez”. Temos aí o Cristo cósmico, o Criador de todas as coisas. De fato, o apóstolo Paulo reúne ambos em 1 Coríntios 8.6, onde diz que nossa existência se deve ao único Deus e Pai e ao único Senhor Jesus Cristo. Toda a nossa existência depende deles.
Chegamos, então, ao belíssimo e incrível cântico lírico de Colossenses 1.16–17, que fala de Jesus: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”.
Com frequência imagino que, se eu fosse comandante da nave Enterprise, de Jornada nas estrelas, e pudesse viajar para fora de nossa galáxia e atravessar a Via Láctea, para, então, zarpar à velocidade warp 8, para que as galáxias passassem voando como postes de cerca, finalmente chegando ao verdadeiro fim do universo, virar à direita e encontrar um pedaço de poeira estelar, isso teria de ser criado por Cristo e sustentado por Cristo. Tudo foi feito por Cristo. Os fogos de Arcturo, o fogo que acende o vaga-lume, todas as tessituras, todas as formas, as coisas do céu, as coisas da terra, as coisas debaixo da terra, as coisas sob o mar, tudo é criado e sustentado por ele.
Isso significa que, como ele é Criador de todas as coisas, tudo está sob seu amoroso e benévolo cuidado. Precisamos ter em mente que, como seres humanos, o ápice da criação, fomos feitos à imagem de Deus. Mas, como pessoas regeneradas, também temos a imagem de Cristo. Isso quer dizer que podemos descansar em sua bondade, no grande poder da criação, pois ele controla toda a vida, e nele podemos florescer.
ORAÇÃO
Senhor que Falou, fazendo o Mundo vir a existir, maravilhamo-nos em tua criação, mesmo que ela tenha sido corrompida. Tua beleza se revela no esplendor das estrelas. Teu poder é demonstrado na força do furacão. Tua ordem é exibida nas leis da matemática. Todo ser que respira deve louvar ao Senhor pelas obras de suas mãos! Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.