Um blog do Ministério Fiel
O que mais a morte de Cristo redime? – Catecismo Nova Cidade (26/52)
Pergunta 26: O que mais a morte de Cristo redime?
A morte de Cristo é o começo da redenção e da renovação de toda parte da criação caída, conforme ele poderosamente dirige todas as coisas para sua própria glória e para o bem da criação.
COLOSSENSES 1.19–20
Porque aprouve a Deus que toda a plenitude nele habitasse e que, havendo feito a paz pelo sangue de sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
JOHN BUNYAN
Jesus é Redentor, esse é o seu nome; ele veio ao mundo de pecadores para redimir seu povo, para redimi-lo de toda iniquidade (Tt 2.14), deste presente mundo mau, de nossas conversas vãs. Derramou seu precioso sangue para nos comprar; fomos comprados por alto preço (1 Co 6.20). Não pertencemos a nós mesmos, somos dele, comprados por seu sangue; podemos estar confiantes de que ele nos ama profundamente, pois nos comprou com preço caro; e, se não tivesse nos amado, jamais teria se entregado por nós (Gl 2.20). Esse foi o mais alto testemunho de seu amor; ele nos amou, e lavou nossos pecados em seu sangue (Ap 1.5). Ele nos redime da ira vindoura.
VERNON PIERRE
Muitas fotografias têm sido tiradas do Grand Canyon. Mas nenhuma delas pode realmente lhe fazer jus. O Grand Canyon é uma daquelas maravilhas que devem ser experimentadas pessoalmente. Dá para ver isso no rosto das pessoas quando chegam à beirada e visualizam o local pela primeira vez. Não conseguem evitar o impacto imediato, causado por sua imensidade e beleza únicas. Trata-se de uma visão que inspira um verdadeiro senso de maravilha.
Mas, mesmo ali, de pé junto à beirada, olhando o Canyon, não podemos obter uma experiência plena do lugar. Quando se desce ao Cânion é que se começa a perceber que é bem maior e mais profundo, além de mais glorioso do que inicialmente se vê. A vista do Grande Cânion na borda é apenas o começo de uma visão ainda mais grandiosa que você experimenta quando viaja lá dentro.
Assim ocorre com o evangelho. Ao nos aproximarmos pela primeira vez do evangelho, temos uma visão muito linda e inspiradora da salvação dos pecadores. Mais especificamente, Deus, por meio de Cristo, agiu graciosamente para salvar para si um povo pecador. Essas pessoas são redimidas do pecado, tornadas nova criação e adotadas para sempre na família de Deus.
É uma mensagem maravilhosa, belíssima e incrível. Ao mesmo tempo, isso é só o começo da obra salvadora, redentora e renovadora de Deus. Adentrando mais fundo no evangelho, surge um quadro mais pleno e ainda mais glorioso. Vemos que a salvação por Deus dos pecadores sempre teve a intenção de desabrochar em uma salvação mais profunda, mais ampla, que a tudo engloba, de toda a criação.
A salvação dos pecadores está no cerne do evangelho. É a fonte da qual tudo brota. Dessa fonte, flui um poderoso rio, repleto de poder de redenção e cura para cada centímetro do cosmos.
Como isso é possível? Por “seu sangue, derramado na cruz” (Cl 1.20). A criação estava em cativeiro, devido à queda do homem, trancada por trás das portas do inferno. Mas Deus se move em nossa direção e, usando a cruz de Jesus Cristo, esmaga e derruba essas portas! Por meio do trabalho gracioso de Deus, um povo – e, na verdade, toda uma criação – é libertado. Seu povo e toda a criação estão agora no reino do Filho, lugar de completa redenção e total renovação.
Tudo isso tem dois efeitos sobre nós.
- Dá-nos esperança quanto ao futuro. A nosso redor, em tudo vemos evidências da queda, como, por exemplo, sistemas sociais injustos e declínio moral e cultural, além de terrível sofrimento e morte. A mensagem do evangelho, em sua forma mais plena, diz-nos para não nos desesperarmos, mas para termos como certo e seguro que um dia todas essas coisas serão apagadas e substituídas por paz e harmonia, com a “cura das nações” (Ap 22.2).
Tal esperança, contudo, traz consigo uma advertência, pois a criação caída inclui muitos que ainda se opõem a Deus, que continuam a rejeitar seu governo, a rejeitar aquele a quem Deus colocou para reinar, Jesus. A obra redentora do evangelho significa que todas as coisas – inclusive aqueles que se opõem ao Senhor – eventualmente serão levadas a se dobrar diante dele. A pergunta que cada pessoa enfrenta agora é se essa obra redentora será experimentada com profunda admiração e alegria ou com doloroso ranger de dentes.
- Dá-nos motivação no presente. A criação não foi abandonada por Deus. Em vez disso, por intermédio de Jesus, foi reassumida por ele e, eventualmente, será refeita em total novidade. Será uma criação caracterizada por harmonia e paz, relacionada corretamente com Deus e com a humanidade. A Igreja de hoje é um posto que antecipa essa nova criação, sendo, inclusive, um meio primário para fazer acontecer essa nova criação.
Isso quer dizer que a Igreja não é observadora passiva no mundo. Nem é apenas uma passageira em risco de se perder no mundo, aguardando apenas ser resgatada do meio da criação, que está afundando. Na verdade, a Igreja é uma comunidade divinamente comissionada de pessoas cujos esforços fiéis neste mundo têm importância agora, enquanto proclamam e incorporam o poder redentor e renovador do evangelho.
ORAÇÃO
Redentor da Criação, o mundo não será sempre como é agora, caído e gemendo pela plenitude de teu reino. Somos gratos porque, no fim, tu farás novas todas as coisas. Alegramo-nos porque tua redenção se estende ao mundo que criaste. Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.