Um blog do Ministério Fiel
O que significam justificação e santificação? – Catecismo Nova Cidade (32/52)
Pergunta 32: O que significam justificação e santificação?
Justificação significa nossa justiça declarada diante de Deus, tornada possível pela morte e a ressurreição de Cristo por nós. A santificação significa nossa justiça gradual e crescente, tornada possível pela obra do Espírito em nós.
1 PEDRO 1.1–2
Aos eleitos que são forasteiros da Dispersão… Segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
ABRAHAM BOOTH
Embora justificação e santificação sejam ambas bênçãos da graça, e embora sejam inseparáveis, são, contudo, atos distintos de Deus; e existe, em vários aspectos, uma grande diferença entre elas. A distinção pode ser assim expressa: a justificação respeita a pessoa em um sentido legal, é um ato único da graça e termina em uma mudança relativa, ou seja, na liberdade de ser punido e no direito à vida; a santificação, por sua vez, leva em conta o sentido físico, sendo uma obra contínua da graça, e termina em uma mudança real, quanto à qualidade tanto de hábitos como de atos. A primeira é pela justiça fora de nós; a última é pela santidade operada em nós. Aquela precede como uma causa; esta segue como um efeito. A justificação é por Cristo como sacerdote, e trata da culpa pelo pecado; a santificação é por ele como rei, e diz respeito a seu domínio. A primeira retira seu poder condenatório; a segunda, seu poder dominador. A justificação é instantânea e completa em todos os seus assuntos; a santificação é progressiva e aperfeiçoa por graus.
JOHN PIPER
Justificação é o ato de Deus por meio do qual ele nos declara justos, retos ou perfeitos devido somente à fé; fomos unidos a Jesus Cristo, que é perfeito, justo e reto. Assim, a justificação é a posição legal diante de Deus, devido à união espiritual com Jesus, que vem somente pela fé. Não se opera nem se desempenha para tal posição diante de Deus. Ele nos declara perfeitos devido à nossa união com Cristo, que acontece somente pela fé.
A santificação é o ato de Deus mediante o qual ele, por seu Espírito e por sua Palavra, nos conforma pouco a pouco — ou em grandes passos — à imagem de seu Filho. Assim, estamos realmente nos tornando justos em nosso comportamento, realmente vencendo as imperfeições em nossa santificação.
Ora, eis a pergunta-chave: Como esses dois conceitos se relacionam entre si? O versículo-chave é Hebreus 10.14: “Porque, com uma única oferta, [Cristo] aperfeiçoou para sempre todos aqueles que estão sendo santificados”. Pense nisso. Quem foi aperfeiçoado para todos os tempos? Foi aperfeiçoado. Já foi feito. Foi aperfeiçoado para sempre. Aqueles que estão sendo aperfeiçoados. Sendo santificados, tornados santos. Ele nos tem feito perfeitamente santos. A quem? Aqueles que estão se tornando santos. Isso significa que a evidência de que estamos santos ou perfeitos ou justos diante de Deus é que pela fé estamos nos tornando santos. Soa um pouco paradoxal, sei. Mas é a chave da vida cristã.
Outra forma de dizer: o poder pelo qual você luta diariamente para vencer as imperfeições na vida está na confiança de que você já foi aperfeiçoado. Se você trocar essas coisas, se pensar: “Está bem, Deus exige perfeição; em meu comportamento tenho de me tornar perfeito, para, então, Deus me olhar e dizer: ‘Ele está indo bem; vamos deixá-lo ser perfeito ou contar que ele seja perfeito’”. Mas é exatamente o oposto. Por causa de Cristo, nós cremos nele e no que ele fez na cruz e em sua vida perfeita. Cremos nele, e por essa fé, Deus nos une a Cristo. Sua perfeição é contada como nossa. A evidência de que estamos aperfeiçoados em Cristo é que odiamos o pecado e, a cada dia, pela fé em suas promessas, lutamos para vencer as imperfeições que existem.
Assim, minha exortação seria simplesmente esta: por favor, não confundam a ordem. O mundo inteiro entende tudo às avessas. Outras religiões entendem tudo às avessas: nossas obras e nossos esforços para vencer as imperfeições poderiam até nos levar a agradar a Deus. Mas jamais conseguiremos chegar aí desse jeito. Deus nos considera aceitáveis, torna-nos seus filhos, conta-nos como justos; e, por causa dessa justiça, passamos uma vida inteira nos tornando aquilo que já somos.
ORAÇÃO
Nosso Salvador e Senhor, tu completaste a obra de nossa justificação. Tens iniciado a obra de nossa santificação, e confiamos que nos conduzirás até completá-la. Transforma-nos, dia após dia, segundo a tua semelhança, conformando-nos com teus caminhos. Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.