O Rei triunfante (Apocalipse 1.4-5)

 

O que você faz quando suas convicções cristãs e as circunstâncias da sua vida parecem declarar duas verdades diferentes?

Esse era o dilema enfrentado pelos primeiros leitores do livro de Apocalipse. O último livro em nossa Escritura não foi escrito para confundir, mas para abençoar (Ap 1.3). Não devemos considerá-lo como se fosse uma coletânea de enigmas ou uma espécie de cubo mágico teológico. Em vez disso, precisamos entender o que João escreveu aos leitores em um contexto histórico — crentes do primeiro século que estavam sendo esbofeteados e perseguidos pelas autoridades do seu tempo — a fim de oferecer esperança e segurança.

O Evangelho estava sendo pregado, e o povo de Deus estava absolutamente convencido de que, ainda que Jesus tivesse ido embora, ele retornaria. Eles acreditavam que, como assunto Senhor e Rei, Jesus estava em pleno controle de todas as circunstâncias, e sua vontade estava sendo estabelecida por toda a terra. Essa era a convicção deles. Contudo, quando eles olhavam para as suas circunstâncias, elas não pareciam bater com as suas convicções. Nenhuma dessas coisas que eles afirmavam uns aos outros e compartilhavam com seus amigos e vizinhos parecia estar acontecendo. Abundaram os zombadores. Na verdade, o apóstolo Pedro já havia avisado aos crentes: “Nos últimos dias, virão escarnecedores”, e eles perguntariam: “Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2Pe 3.3-4).

Enquanto a igreja era pequena e sitiada, os impérios dos homens cresciam em força e importância. A perseguição aumentava em intensidade, e o Maligno indubitavelmente veio e insinuou a esses cristãos sofredores que eles haviam comprado uma grande ilusão. Eles precisavam que Jesus viesse e lhes desse a sua perspectiva, de forma que suas tribulações não os desencorajasse, confundisse ou sobrecarregasse. Eles precisavam entender simplesmente isto: que Jesus ainda era o Senhor e Rei triunfante. Sua ressurreição dos mortos havia declarado sua autoridade e integridade. Podiam confiar nele com as vidas e o futuro do seu povo.

Em um mundo que continua a oprimir o povo de Deus, o livro de Apocalipse é exatamente do que a igreja precisa hoje. Enquanto o pessimismo econômico, privação material e problemas de moralidade e identidade pessoal ameaçam desenredar as mentes de homens e mulheres, a mensagem de João nos lembra que nossa fé cristã é suficiente para os desafios e questionamentos que nos confrontam. As suas circunstâncias sugerem que talvez suas convicções sobre sua fé possam estar equivocadas? Descanse nesta certeza: Jesus ressuscitou, Jesus reina e, enfim, Jesus vence.

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional