O suficiente para hoje (Lucas 11.3)

 

O pão nosso de cada dia dá-nos diariamente. (Lc 11.3 NAA)

 

pão representa qualquer coisa ao longo da história, é o sustento diário. Outras comidas certamente são adições agradáveis para nossa existência; mas, quando pensamos em pão, a maioria de nós pensa nas necessidades mais básicas da vida de alguém sendo atendidas.

Esse tipo de pensamento é consistente com a provisão única de Deus para o seu povo. No Antigo Testamento, a experiência dos israelitas de vagar no deserto exigiu deles dependência total em Deus para atender a suas necessidades diárias. Uma das maneiras mais tangíveis através da qual eles aprenderam essa lição foi pela provisão de Deus no maná do céu.

Deus deixou claro ao seu povo que, a cada dia, ele forneceria maná o suficiente para um dia, e um dia apenas. Eles não deveriam deixar nenhuma sobra até a manhã seguinte (Êx 16.19). Seu propósito em suprir pão suficiente para apenas um dia de cada vez era ensinar o seu povo a confiar em sua provisão. Infelizmente, alguns israelitas duvidaram que ele faria o que prometeu e o desobedeceram, guardando um pouco de maná para o dia seguinte (pois duvidar das promessas de Deus sempre leva à desobediência de seus mandamentos). Eles acordaram pela manhã confrontados pelo fedor dos restos de maná infestados de bichos (v. 20). Deus estava lhes ensinando a confiar nele para a sua provisão. Era uma lição que eles poderiam levar um longo tempo para aprender.

Quando vemos esse exemplo do Antigo Testamento e consideramos as palavras “o pão nosso de cada dia dá-nos diariamente”, percebemos que, nesse versículo da oração do Senhor, Jesus está sublinhando uma realidade atemporal: em todas as eras, Deus ensina o seu povo a não confiar na provisão em si mesma, que nos deixa ansiando por mais, mas no Provedor, que satisfaz todas as nossas necessidades.

Deus deseja que acordemos e descubramos outra vez sua provisão diária. É por isso que ele instruiu os israelitas a guardarem um pouco de maná para a posteridade, dizendo: “Dele encherás um gômer e o guardarás para as vossas gerações, para que vejam o pão com que vos sustentei no deserto” (Êx 16.32). Ao seguir essa instrução, uma geração poderia falar à próxima sobre a realidade e espanto da contínua provisão diária de Deus.

O Pai, o qual viemos a conhecer através de Jesus, se importa com nossas necessidades pessoais, práticas e materiais. Talvez você tenha acordado esta manhã cercado de problemas que estão acontecendo agora ou eventos que estão por vir em sua vida, sentindo-se ansioso sobre eles. Lembre-se disto: você é do interesse pessoal de Deus e pode se aproximar dele com confiança, pedindo-lhe tudo que for necessário para hoje. E então você pode confiar nele para dar exatamente o que você precisa hoje, e amanhã, e para sempre. Você pode jogar todo o peso de suas ansiedades sobre ele, pois ele se importa com você e o provê (1Pe 5.7).

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional