Pedindo corretamente (Tiago 4.2-3)

 

Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. (Tiago 4.2-3)

 

A um Rei tu estás vindo,

Grandes petições trazes contigo;

Pois a graça e poder dele são tais,

Que ninguém pode pedir demais.[1]

Esse hino de John Newton nos lembra das palavras de Jesus: “Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco” (Mc 11.24). Jesus ensinou a seus discípulos em outro lugar: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mt 7.11). Podemos ir a Deus e pedir coisas boas a ele. Nunca podemos pedir demais a Deus. No entanto, como Tiago diz, muitos de nós não recebemos esses dons de nosso Pai porque não temos a coragem de agir de acordo com o ensinamento de Jesus e simplesmente pedir. Ou pedimos, mas não solicitamos coisas que estejam de acordo com a sua vontade, e sim o que queremos receber dele para “[esbanjarmos] em [nossos] prazeres” — para usar a fim de promover nossas prioridades, e não servir às dele.

Quando consideramos o que a Palavra de Deus ensina sobre a oração, descobrimos que devemos pedir — e pedir com humildade, sinceridade e amor, e com o entendimento de que Deus é soberano e a sua vontade é o que mais desejamos que seja feito. Quando Jesus estava no Jardim do Getsêmani, ele orou: “Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres” (Mc 14.36). Veja o equilíbrio aqui. Jesus tinha confiança absoluta no poder de Deus, teve a coragem de pedir a Deus que fizesse algo humanamente impossível e, no entanto, também mostrou completa submissão à vontade do Pai. Foi apenas o propósito soberano de Deus que impediu que o cálice fosse removido conforme Cristo orou. Não foi porque Cristo não “creu o suficiente” para que isso acontecesse. Da mesma forma, a ousadia, o entusiasmo e a semelhança de uma criança, que demonstramos ao pedir a Deus que faça o impossível, não são minados por sua soberania; eles são misericordiosamente controlados por ela.

Como filho de Deus, você pode ousadamente comparecer diante de seu Pai, confiando nele para realizar tudo o que você precisa e tudo o que você pede que esteja de acordo com a vontade dele. Seguindo o exemplo de Jesus, você pode submeter seus desejos à soberania amorosa de seu Pai. Ao confiar em Deus para a coisa certa da maneira certa, você pode ter certeza de que ele sempre dará a resposta certa. Você nunca pode pedir algo que seja grande demais para Deus fazer. Então é só pedir!

 

Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!

 


[1] John Newton, “Come, My Soul, Thy Suit Prepare” (1779).