Por que a demora? (Hebreus 1.1-2)

 

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. (Hebreus 1.1-2)

 

Há muitas maneiras de descrever o tempo no qual vivemos: século XXI, pós-moderno, globalizado, tecnológico. Todavia, de maneira fundacional e fundamental, vivemos nos “últimos dias”. Essa frase pode soar muito estranha ou emocionante, dependendo da sua familiaridade. De fato, pode haver uma grande confusão em torno da ideia dos “últimos dias”.

O Novo Testamento usa essa frase simplesmente para descrever o tempo entre a primeira e a segunda vinda de Jesus. Jesus veio e Jesus ainda virá. Nós vivemos entre esses dois grandes postos de preparação na história da salvação. Sua primeira aparição trouxe o seu reino à terra e inaugurou os “últimos dias” como uma realidade presente. Sua vida, morte, ressurreição e ascensão apontam para o Espírito de Deus em ação — e, se o Espírito de Deus está em ação, Jesus ensina: “certamente é chegado o reino de Deus sobre vós” (Mt 12.28).

Jesus, portanto, fala no tempo presente quando convida uma multidão a “receber o reino de Deus” (Mc 10.15; Lc 18.17). Ele está falando de uma entrada não em algum reino futuro, mas em uma realidade presente — o atual governo e reinado do próprio Jesus.

Então o reino é agora. Mas o reino também é depois: algo que ansiamos no futuro, totalmente inaugurado pelo retorno do Senhor Jesus. Na sua segunda vinda, Jesus estabelecerá plenamente o seu reino. Em sua segunda vinda, ele receberá os crentes para “[possuir] por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25.34, ACF), e “a terra se encherá do conhecimento do Senhor” (Is 11.9). O reino que chegou pela primeira vez com seu Rei no passado virá plenamente, em toda a sua perfeição e glória, no futuro.

O cristão, portanto, vive nesta dimensão intermediária referida como os “últimos dias”. Aqueles que estão em Cristo pertencem à Nova Criação, mas ainda não receberam todos os benefícios e bênçãos dessa Nova Criação. Por enquanto, os crentes vivem na era presente, em um mundo caído marcado pelo pecado, ansiando pela era vindoura.

Por que, então, o tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo parece tão longo? Por que a demora? É porque Deus deliberadamente dilatou o retorno de Jesus para que mais pessoas tenham a oportunidade de ouvir as palavras que ele disse, se arrependam e creiam (2Pe 3.9). Os últimos dias são os dias de oportunidade para entrar no reino antes que a porta se feche.

Uma vez que sabemos em que época vivemos e cuja chegada a levará a uma conclusão, “que tipo de pessoa [devemos] ser?” (2Pe 3.11 A21). As Escrituras nos dizem: “Empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis. Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação” (vv. 14-15 NVI). Em outras palavras, se “os últimos dias” chegarem ao fim hoje e o Senhor Jesus voltar em sua glória, certifique-se de que você será encontrado vivendo de uma maneira que o agrade e buscando maneiras de falar palavras que o proclamem.

 

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional