Um blog do Ministério Fiel
Por que o Redentor tem de ser verdadeiramente Deus? – Catecismo Nova Cidade (23/52)
Pergunta 23: Por que o Redentor tem de ser verdadeiramente Deus?
Porque, em virtude de sua natureza divina, sua obediência e seu sofrimento seriam perfeitos e eficazes, e ele seria capaz de suportar a justa ira de Deus contra o pecado, embora vencendo a morte.
ATOS 2.24
Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
JOÃO CRISÓSTOMO
Que ninguém chore por suas iniquidades, pois o perdão brilhou mais forte da sepultura. Que ninguém tema a morte, pois a morte do Salvador nos libertou. No que ele foi cativo por ela, aniquilou-a. Ao descer ao inferno, fez cativo o inferno. Ele o enfureceu quando provou de sua carne. Isaías, ao antever isso, exclamou: O inferno ficou irado quando encontrou a ti… ficou irado porque foi abolido. Ficou irado porque foi escarnecido. Ficou irado porque foi morto, preso por cadeias. Assumiu um corpo e encontrou Deus face a face. Tomou a terra e encontrou o céu. Tomou o que era visível e caiu sobre o invisível. Ó, Morte, onde está teu aguilhão? Ó, Inferno, onde está tua vitória? Cristo ressurgiu, e tu foste vencido. Cristo ressuscitou e os demônios caíram. Cristo ressurgiu e os anjos se regozijaram. Cristo ressurgiu, vive e reina.
LEO SCHUSTER
Com frequência, gostamos de enfocar os aspectos humanos de Jesus, e é importante lembrar que Jesus era plenamente humano. Mas também era totalmente Deus. O que significa que Jesus era totalmente Deus? E por que seria tão importante que ele, nosso Redentor, fosse verdadeiramente Deus?
O apóstolo João abre seu Evangelho declarando que Jesus é o eterno encarnado. E explica: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (1.1, 14). Em sua carta aos Colossenses, o apóstolo Paulo escreve: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2.9).
De modo similar, Jesus mesmo afirmou, inúmeras vezes, sua divindade e que era um com o Pai. Em certa ocasião, alguns de seus ouvintes entenderam o que ele estava afirmando e tentaram apedrejá-lo, explicando que o apedrejavam não por alguma boa obra, mas por blasfêmia, “porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” (Jo 10.33). O livro de Apocalipse descreve Jesus como o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso” (1.8). Na verdade, ele não é mero homem. É verdadeiramente Deus.
Por que, então, é importante que Jesus como nosso Redentor seja verdadeiramente Deus? Nosso pecado foi cometido contra Deus. Só Deus pode perdoar uma transgressão contra ele mesmo. Foi por essa razão que alguns líderes religiosos dos dias de Jesus ficaram horrorizados quando ele disse que perdoava os pecados. Compreenderam as implicações do que ele dizia. Como um mero homem poderia perdoar os pecados que cometemos contra Deus? Um homem não pode, mas Deus pode.
Jesus tinha de ser plenamente humano para ser nosso substituto, mas precisava ser plenamente Deus para que sua obediência e seu sofrimento fossem perfeitos, para que a justiça de Deus seja completa e eternamente satisfeita.
ORAÇÃO
Deus Filho, devido a nosso pecado, jamais poderíamos suportar a ira ou vencer a morte. Somente tu, o Santo, podes sofrer a justa punição pelo pecado e vencer a morte. Somos gratos por abrir para nós o caminho até Deus, para que tenhamos nele eternamente nosso prazer. Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia