Preparando-se para a ação (1 Pedro 1.13)

 

Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e ponham toda a esperança na graça que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado. (1Pe 1.13 NVI)

 

O treinamento para se tornar um piloto envolve horas e horas de preparação intensa. Parte desse treinamento ocorre em simuladores onde a intensidade é alta o suficiente para induzir transpiração e estresse. Por que os pilotos são submetidos a um treinamento tão rigoroso? Para que eles possam aprender a tomar as decisões certas quando isso realmente importa!

Quando se trata de pureza, muitas vezes as pessoas caem em pecado porque tentam tomar decisões vitais no calor do momento. Isso não vai bastar. Se quisermos manter a pureza, precisamos fazer escolhas com antecedência e com base na Palavra de Deus.

É por isso que Pedro nos manda preparar nossa “mente […] prontos para agir […] [estando] alertas”. A versão King James traduz este versículo: “Cingi os lombos da vossa mente”.[1] Em outras palavras, devemos manter o controle de nossa mente — para controlar nossos processos de pensamento — a fim de podermos correr atrás do que é bom e fugir do que é mau.

Se não prepararmos nossa mente para a ação, seremos facilmente seduzíveis e propensos à tragédia. Tendemos a tomar decisões difíceis e que alteram a vida no calor do momento em que nossas emoções estão envolvidas e nossos desejos estão gritando conosco. Mas uma vida de pureza não acontece por acidente; é um ato de determinação absoluta motivado pelo Espírito de Deus, guiado por sua Palavra e capacitado por seu poder.

Precisamos nos comprometer com a pureza, como o salmista fez quando disse: “Jurei e confirmei o juramento de guardar os teus retos juízos” (Sl 119.106). Assuma seu compromisso antes que seja tarde demais.

E aqui está uma sugestão para o tipo de compromisso a ser feito: decida viver no centro do caminho estreito, não no limite. O jovem em Provérbios 7 que foi vítima da tentação de uma “mulher proibida” estava vivendo no limite; ele “passava pela rua junto à sua esquina, e seguia o caminho da sua casa; no crepúsculo” (Pv 7.5, 8-9 ACF). A lição da Bíblia é clara: não se coloque no lugar errado na hora errada.

Não há nada a ganhar vivendo no limite quando se trata de pureza. Assuma seu compromisso antes que a tentação o confronte, para que, quando o dia mau chegar, você esteja pronto para dizer: “Não, eu já tomei essa decisão”. Mantenha sua vida no centro do caminho estreito e decida ficar lá. No dia em que Cristo Jesus voltar e, pela graça, seu povo estiver ao redor de seu trono, nenhum de nós dirá que a busca da santidade não valeu o esforço.

 

 

[1] N.T.: Similar à ACF em português.


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!