Um blog do Ministério Fiel
Qual é a lei de Deus declarada nos Dez Mandamentos? – Catecismo Nova Cidade (8/52)
Pergunta 8: Qual é a lei de Deus declarada nos Dez Mandamentos?
Glorificamos a Deus quando nos alegramos nele, amando-o, confiando nele e obedecendo à sua vontade, aos seus mandamentos e à sua lei.
DEUTERONÔMIO 11.1
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
RICHARD SIBBES
Como recebemos tudo de Deus, devemos depositar tudo a seus pés, dizendo: “Não viverei em um curso de pecado que não esteja no favor de meu Deus”. A verdadeira liberdade só é encontrada quando, pelo Espírito, o coração estiver renovado, alargado, e se tornar submisso a Deus em Cristo. Um homem está em suave estado quando seu coração estiver sujeito a Deus, atraído por ele, pois o Deus de toda graça o põe em liberdade. Deus fará com que nosso alvo seja a sua glória e, então, concederá graça e glória também sobre nós.
BRYAN CHAPELL
Como podemos glorificar a Deus? Fazendo o que ele disse e crendo no que ele disse.
Se considerarmos o que significa glorificar a Deus ao fazermos o que ele disse, temos de lembrar o que ele afirmou ser o principal mandamento: que o amássemos sobre todas as coisas e que andássemos com ele por tudo. Afinal, o Senhor Jesus disse: “Ame-me de todo coração, alma, mente e força. Este é o primeiro e maior mandamento. O segundo é semelhante a este: ame seu próximo como você ama a si mesmo”.
Se realmente desejamos honrar o Salvador, faremos conforme ele disse. Isso quer dizer não somente obedecer porque ele está “no nosso pé”. Realmente não é isso. É compreender quão grande é seu amor por nós, a ponto de, por amor a ele, querermos andar com ele. Esse entendimento começa quando dizemos: “Entendo que ele nos amou tanto que meu coração responde em amor por ele”.
Ao fazer isso, não estou honrando a Deus com um senso de Ah, não, ele vai me pegar se eu não fizer isso. Isso significaria que eu poderia obedecer a ele, mas não teria alegria nele. Não, o verdadeiro amor a Deus significa que me deleito em sua lei. Entendo o que Deus me deu quando ele diz: “Ande comigo” e reconheço que esse caminho é seguro e bom na vida. É realmente disso que os mandamentos de Deus tratam. Explicam, conforme ele mostra seu caráter e cuidado, que ele nos deu esse caminho seguro na vida. Claro, se sairmos desse caminho, sofreremos as consequências, porque esse é o caminho seguro e bom, mas não permanecemos nele por acharmos que, de algum jeito, isso faz com que mereçamos seu afeto. Pelo contrário, entendemos, conforme ele mostrou por meio de Cristo e especificamente pelo sacrifício de nosso Senhor por nós, como é grande seu amor. Quando entendemos que a lei, ou os mandamentos, ecoam o caráter de Deus e seu cuidado por nós, deleitamo-nos em andar em seu caminho, pois isso nos permite experimentar a bondade de nosso Deus. Isso significa que, não importa o que eu tenha de enfrentar, amo a Deus em toda a vida, e desejo andar com ele por toda a vida. Dessa forma, honro seu coração — eu o glorifico porque ele me amou com tão grande amor — e demonstro meu amor por ele andando no caminho, não somente por obrigação, mas com o senso de gozar de sua bondade por meu coração e minha vida.
Tantas vezes as pessoas acham que estão glorificando a Deus porque estão curvando os pescoços e fazendo as coisas horríveis que odeiam porque, de outra forma, Deus irá feri-las. Às vezes fazem as coisas que acham que Deus quer para que ele lhes dê mais do que é bom. Mas ambos esses “egoísmos santificados” — faço isso para que eu seja protegido ou promovido — não significam realmente amor por Deus. Quando entendemos que Deus deu seu Filho por mim, que ele me mostra seu caráter e cuidado, então entendo que amar a Deus e ter prazer nele significam que ficarei feliz em andar sobre aquilo que provê o bom e seguro caminho para minha vida.
Andarei com ele e o amarei em tudo que ele exige, porque, ao fazê-lo, terei prazer no caminho que ele projetou para a melhor vida que deseja me dar.
ORAÇÃO
Gracioso Senhor, queremos conhecer-te plenamente e ter pleno prazer em ti. Abre nossos olhos para podermos ver-te como tu és, para que confiemos em ti e ansiemos com tudo que somos por guardar teus mandamentos. Quer por pequenos atos de bondade, quer por grande coragem, que cada ato de obediência traga glória somente a ti! Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.