Um blog do Ministério Fiel
Quem é o Redentor? – Catecismo Nova Cidade (20/52)
Pergunta 20: Quem é o Redentor?
O único Redentor é o Senhor Jesus Cristo, eterno Filho de Deus, em quem o próprio Deus tornou-se homem e suportou a penalidade do pecado.
1 TIMÓTEO 2.5
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
JOÃO CRISÓSTOMO
Filho unigênito, antes de todas as eras, que não pode ser tocado ou percebido, que é simples, sem corpo, que se revestiu agora de meu corpo, visível e propenso à corrupção. Por quê? Porque, ao vir entre nós, ele nos ensina e, ao ensinar, conduz-nos pela mão às coisas que os homens não conseguem ver. Pois, como os homens acreditam que os olhos são mais confiáveis que os ouvidos, duvidam daquilo que não conseguem ver; assim, ele decidiu mostrar-se em presença corporal, para afastar toda e qualquer dúvida… O ancião de dias tornou-se infante. Aquele que está assentado no sublime trono celestial agora está deitado numa manjedoura. Aquele que não pode ser tocado, que é simples, sem complexidade e incorpóreo agora está sujeito às mãos dos homens. Aquele que quebrou as amarras dos pecadores está agora envolto nos cueiros de um infante. Mas ele decretou que a ignomínia seja transformada em honra; que a infâmia seja revestida de glória; e que a total humilhação seja a medida de sua bondade.
Para isso, ele assumiu meu corpo, para que eu seja capaz de sua Palavra; tomando minha carne, ele me dá seu espírito; assim, ele concede e eu recebo, ele prepara para mim o tesouro da Vida. Toma meu corpo a fim de me santificar; dá-me seu Espírito, para me salvar.
MARK DEVER
O Redentor é Jesus Cristo, eterno Filho de Deus. O eterno Filho de Deus tornou-se homem e viveu uma vida humana real como a nossa. Por pouco mais de trinta anos, no primeiro século d.C., ele viveu como você e eu; a única diferença é que ele sempre confiou em Deus. Confiou inteiramente em Deus. Se você consegue pensar em como ontem ou anteontem deveria ter confiado em Deus e não o fez, lembre-se de que Jesus, em todas as ocasiões, obedeceu a Deus. Ele confiou que o que Deus sabia era o melhor, que deveria seguir a vontade de seu Pai.
Quando penso em minha vida, sei que não vivi assim. Mas o Redentor, Jesus Cristo, viveu. Ele é chamado Redentor porque “redime” seu povo. Ele restabelece nosso valor.
Quando, numa loja, você resgata algo, entrega e recebe algum dinheiro de volta por isso. Quando eu era menino, havia selos de redenção. Nós guardávamos os selos até ter o suficiente para entregá-los e receber alguma mercadoria em troca. Bem, é Jesus quem estabelece nosso valor. Ele restabelece nosso valor. Ele entrega a própria vida sobre a cruz por todos que se arrependem de seus pecados e confiam nele. Ele é nosso Redentor. Tem-nos valorizado, ainda que tenhamos jogado fora nossas vidas ao não confiarmos em nosso Pai celeste, ao não obedecermos a ele, ao não o temermos. Ele veio e entregou a própria vida em nosso lugar. Teve uma vida de confiança, e morreu como não teria de morrer, mas fez isso por amor a nós. Ele se entregou inteiramente por nós, para ser, como diz a Bíblia, nosso Redentor, aquele que nos resgata.
No Antigo Testamento, a imagem de redenção é a de Deus resgatando seu povo do Egito, arrancando-o da prisão, literalmente o tirando da escravidão. No Novo Testamento, Jesus, o Redentor, redime-nos de nosso estado natural de escravidão ao pecado, de servir a nós mesmos de forma destrutiva. Mas Deus, por seu grande amor, enviou seu Filho unigênito, que viveu uma vida perfeita, morreu na cruz e ressurgiu da morte, a fim de nos trazer para ele, de nos redimir. É isso que significa quando dizemos Jesus Cristo, nosso Redentor.
ORAÇÃO
Precioso Redentor, antes de começar o mundo, tu nos amaste. Entregaste a tua glória para suportar nossa vergonha. Glorificaste teu Pai ao obedecer a ele até a cruz. Tu mereces nosso louvor, gratidão e culto. Não temos esperança senão em ti. Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia