Saindo em fé (Hebreus 11.8)

Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. (Hb 11.8)

 

Se procurarmos entender melhor o que significa colocar a fé em ação e acreditar na Palavra de Deus, não precisaremos ir além da vida de Abraão. Ele é descrito no livro de Romanos como o pai de todos os que têm fé (Rm 4.16). Ele estava “plenamente convicto de que [Deus] era poderoso para cumprir o que prometera” (v. 21), e essa foi a convicção que o estimulou à obediência e à ação.

O chamado de Deus a Abraão foi caro e radical: “Disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei” (Gn 12.1). Abraão foi convidado a deixar seu país, seus amigos e sua família — essencialmente, tudo o que ele conhecia e estimava. Todavia, Deus não parou por aí. Ele prometeu abençoar Abraão na nova terra, torná-lo “uma grande nação” e engrandecer seu nome (v. 2).

Abraão obedeceu e foi.

Por que alguém faria isso? Abraão não tinha nada para continuar, exceto o mandamento de Deus e as promessas que o acompanhavam. Mas isso foi o suficiente para ele! Isso é fé em ação. Isso é fé em todos os dias e em todas as gerações: acreditar em Deus e sair em obediência.

“Os chamados de Deus”, lembro-me de uma vez ouvir o ministro escocês Graham Scroggie dizer, “raramente deixam um homem ou uma mulher onde o chamado os encontra. De fato, se não conseguirmos avançar quando Deus diz ‘Vá’, não podemos permanecer parados.” Recusar-se a sair e agir com fé resulta em um movimento para trás, mesmo que nunca demos um passo.

Abraão, porém, avançou. Ele partiu em obediência, “sem saber aonde ia”. Era suficiente para ele que Deus lhe mandasse ir, de modo que não precisava ser informado para onde iria. E, ao sair com fé, Abraão entrou no âmago do plano de Deus para salvar seu povo e trazer bênçãos ao seu mundo. Abraão descobriria que o único lugar para estar é onde Deus quer que você esteja, e o único propósito que você deve procurar cumprir é aquele que Deus lhe revelou.

Deus tem falado com você por meio de sua Palavra sobre sair em fé e obediência, sob a liderança dele? Portanto, “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 3.7-8). O mandamento de Deus pode ser absolutamente contrário a tudo o que você tem planejado e pensado, e pode exigir que deixe para trás tudo o que representa segurança para você — porém, se ele está chamando, você deve ir.


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!