Seja um praticante (Tiago 1.22)

Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. (Tg 1.22)

 

Como crentes, nossa vida pode e deve ser marcada por uma mente treinada e submissa à verdade da Palavra de Deus, e devemos cercar nossas circunstâncias com oração (Fp 4.6-8). Contudo, ainda assim, se quisermos conhecer e desfrutar do poder de Deus em ação dentro de nós, devemos pegar o que ouvimos nas Escrituras e colocar em prática. Devemos ser diligentes em nossa atenção às Escrituras a cada dia, e em nossa presença quando a Palavra de Deus está sendo exposta, mas nunca devemos cair na armadilha de pensar que ir à igreja, prestar atenção e ouvir concentradamente é o suficiente. Devemos ser “praticantes […] e não somente ouvintes”.

Em João 13, na noite anterior à morte de Jesus e depois de ensinar aos discípulos por um tempo, ele lhes fala de suas lições: “Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes” (Jo 13.17). Se você se pergunta por que não está experimentando a bênção de Deus, pode ser porque não está colocando as palavras dele em prática. O Senhor nos deu uma rica instrução e nos deu o Espírito para ser nosso Ajudador. Agora somos responsáveis por exercitar nossa mente na verdade da Palavra de Deus e depois praticar o que aprendemos, recebemos e ouvimos.

Que grande tristeza é quando as igrejas se tornam como velhas bibliotecas empoeiradas, cheias de tantas vidas que são como volumes da verdade, apenas sentadas lá, nunca usadas. A tentação à medida que nos tornamos cada vez mais conscientes da verdade é apenas nos sentarmos e pensarmos sobre isso, sem nunca agirmos. Tiago coloca esse tipo de vida em termos diretos: isso é enganar a si mesmo. Não — uma igreja deve ser uma galeria de experiências vivas. Deve haver uma efusão nos crentes, de modo que, quando enfrentamos os muitos problemas do mundo — problemas aos quais nós mesmos não somos imunes —, podemos vê-los pelo que eles são e responder estendendo a verdade da Palavra de Deus enquanto nós mesmos a vivemos.

Determine hoje não ser apenas um ouvinte, enganando-se enquanto pensa ser um cristão em crescimento, quando na verdade está murchando. Decida ser um cumpridor da Palavra. Olhe honestamente para sua vida agora e identifique todas as áreas sobre as quais você ouviu falar como viver para Cristo, mas nunca obedeceu de fato. Essa será a parte de sua vida sobre a qual o Espírito está dizendo a você agora: Não seja apenas um ouvinte. Seja um praticante — pois esse é o caminho onde a bênção se encontra.


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!