Toda promessa cumprida (Mateus 1.1)

Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. (Mateus 1.1)

 

O início do Novo Testamento pode não nos parecer inspirador à primeira vista. Na verdade, se alguém estivesse lendo a Bíblia inteira pela primeira vez e chegasse ao final de Malaquias, que aponta para a frente com antecipação, sua animação poderia falhar quando o livro seguinte começasse com… uma genealogia. Eles (e nós!) podem até ser tentados a pular Mateus e começar outro Evangelho.

Tenha em mente, porém, que as promessas que Deus fez ao seu povo no Antigo Testamento aguardavam todas o seu cumprimento. Ao lermos o Novo Testamento, percebemos que, na verdade, ele não poderia começar de uma maneira mais adequada, uma vez que a genealogia em Mateus traça uma linha de Abraão até Davi e, finalmente, até Jesus como aquele que cumpriria todas essas promessas.

Da mesma forma, Marcos, ao longo do seu Evangelho, retorna aos profetas que apontavam para aquele que havia de vir. Marcos usa o Antigo Testamento a fim de preparar o cenário para essa realidade impressionante, a sua segunda frase começa com “Conforme está escrito na profecia de Isaías…” (Mc 1.2). E as primeiras palavras que ele registra de Jesus são: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo” (v. 15). Os discípulos de Jesus tiveram o privilégio de testemunhar o que os profetas e reis ansiavam ver (veja Lc 10.24) — um privilégio que perdura até agora pela obra iluminadora da Palavra de Deus.

O Novo Testamento nos mostra que os meios pelos quais as promessas de Deus são cumpridas podem ser resumidos em duas palavras: Jesus Cristo. Deus fez suas promessas a Israel usando uma terminologia e categorias que eles entendiam — palavras como nação e templo. A vinda de Cristo redefiniu conceitos veterotestamentários à luz do Evangelho: as profecias do Antigo Testamento, descobrimos, são todas cumpridas cristologicamente — pela pessoa de Cristo e na pessoa de Cristo. Logo, em vez de procurar por um novo templo na terra de Israel, encontramos nos com Deus através de seu Filho, o Senhor Jesus; desfrutamos de sua presença em cada um de nós pelo seu Espírito; e olhamos para a realidade do reino de Cristo para transformar nossa vida tanto agora quanto para todo o sempre.

A vinda do Filho de Deus quebra as barreiras das categorias do Antigo Testamento. Isso não é para ser inquietante para o povo de Deus; é para ser emocionante! Cristo é o cumprimento perfeito de todas as promessas de Deus. Ele é a realidade de todas as grandes garantias de Deus.

Não espere mais, então, para ver como Deus irá cumprir todas as suas promessas. Sabemos agora que cada uma delas, foi, é e sempre será satisfeita através de Cristo. Ele prometeu estar com você, operar por você e em você, e prometeu também levá-lo para um reino eterno de perfeição. Há momentos nos quais é difícil agarrar-se a essas promessas. Quando esses momentos vierem, devemos nos lembrar do homem nascido de Abraão e da linhagem de Davi, concebido do Espírito, o qual foi capaz de anunciar: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo”, foi pregado a uma cruz e ressuscitou do túmulo, para que todas as promessas de Deus se tornassem um “sim” nele.

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional