Um blog do Ministério Fiel
Todas as pessoas são salvas por intermédio de Cristo? – Catecismo Nova Cidade (27/52)
Pergunta 27: Assim como todas as pessoas estavam perdidas por meio de Adão, todas elas são salvas por intermédio de Cristo?
Não, somente aquelas que foram eleitas por Deus e unidas a Cristo pela fé. Mas, em sua misericórdia, ele demonstra a graça comum até mesmo em relação àquelas que não são eleitas, ao restringir os efeitos do pecado e capacitar obras de sabedoria para o bem-estar humano..
ROMANOS 5.17
Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
MARTYN LLOYD-JONES
Graça comum é o termo que se aplica àquelas bênçãos gerais que Deus dá, indiscriminadamente, a todos os homens e mulheres, conforme ele quer, não somente para agradar a seu próprio povo, mas a todas as pessoas, conforme a sua vontade. Mais uma vez, a graça comum corresponde às operações gerais do Espírito Santo, em que, mesmo sem a renovação do coração, ele exerce uma influência moral com a qual o pecado é restringido, a ordem é mantida na vida social e a justiça pública é promovida. Essa é a definição geral. Desde o início deste mundo, o Espírito Santo tem operado, e exerce influência e surte efeito sobre homens e mulheres que não são salvos e vão para a perdição. Enquanto eles viviam dessa forma neste mundo, estavam sob essas operações gerais e não salvadoras do Espírito Santo… Não era uma influência salvadora, nem redentora, mas fazia parte do propósito de Deus… Se o Espírito Santo não estivesse operando desse modo geral nos homens e nas mulheres, os seres humanos, como resultado da Queda e do pecado, se teriam dissipado para o esquecimento muito tempo atrás… Perto do que, em geral, se descreve como cultura. Por isso estou falando de artes e ciências, o interesse pelas coisas da mente, literatura, arquitetura, escultura, pintura e música. Ora, não pode haver dúvida de que é bom cultivar as artes. Não é salvífico, mas melhora as pessoas, faz com que vivam vidas melhores. De onde vêm todas essas coisas? Como explicar homens como Shakespeare ou Michelangelo? A resposta das Escrituras é que todas essas pessoas tiveram seus dons e puderam exercê-los como resultado da operação da graça comum, essa influência geral do Espírito Santo.
TIMOTHY KELLER
Essa resposta específica do catecismo mostra um equilíbrio que ajuda bastante. Por um lado, aprendemos que nem todos os seres humanos serão salvos. Isso é tão claramente ensinado na Bíblia, em tantos lugares, que é impossível listar todos os textos. Mas permita-me chamar a atenção para dois deles.
Em João 6, Jesus diz: “E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia” (v. 39). Jesus está falando sobre vir para um número muito específico de pessoas que foram dadas a ele, e ele vai ressuscitá-las no último dia. Nem todo mundo será ressurreto naquele último dia.
Romanos 8.28–30 ensina algo similar. Paulo diz, no versículo 30, “E àqueles que predestinou, a esses também chamou; e, aos que chamou, a esses também justificou, e aos que justificou, a esses também glorificou”. Note que é o mesmo número sempre. Ele não diz que alguns a quem chamou foram justificados, como se houvesse alguns chamados e outro tanto de pessoas justificadas. Não. Todos — e somente estes — que ele chamou foram justificados por ele. Todos — e somente esses — a quem ele justificou também glorificou. É um número definido. Nem todas as pessoas serão salvas.
Por outro lado, essa resposta do catecismo fala de graça comum. Richard Mouw define isso em seu livro sobre o assunto: “Existe uma graça não salvadora que opera nos alcances mais amplos da interação cultural humana, uma graça que põe em ação um desejo da parte de Deus de conceder certas bênçãos sobre todo ser humano — tanto os eleitos como os não eleitos, bênçãos que providenciam a base para os cristãos cooperarem e aprenderem com os não cristãos?”
A resposta bíblica, em lugares como Romanos 1 e 2, é sim. Embora nem todas as pessoas serão salvas, Deus ainda dá seus dons de sabedoria e entendimento por toda a face da raça humana. Por meio da arte e por meio da ciência, e por um bom governo e de outras maneiras, Deus torna este mundo muito melhor do que seria se somente os cristãos tivessem esses dons. Assim, novamente, existe um equilíbrio muito útil que devemos buscar. De um lado, não, nem todo mundo será salvo. Não, nem todos possuem a graça salvadora de Jesus Cristo em suas vidas. Mas, por outro lado, temos de apreciar a graça comum que Deus dá para toda a raça humana. Temos de ver que Deus nos ajuda e ajuda o mundo por meio de muitas pessoas que não creem. Necessitamos apreciar essas pessoas. Temos de ser gratos por elas e respeitá-las. Esse é o equilíbrio que temos de alcançar.
ORAÇÃO
Soberano Salvador, não há salvação senão em ti, e tu salvas todos que invocam teu nome. Jamais teríamos invocado teu nome se não tivesses nos tirado da morte para a vida. Não entendemos plenamente teu amor que nos elege, mas confessamos que não o merecemos, nem nós nem mais ninguém. Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.