Um bastião para nossa alma (Efésios 1.3-5)

 

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo. (Efésios 1.3-5)

 

Deus ama você há muito, muito tempo.

O impressionante derramar de louvor de Paulo no início de sua carta aos efésios nos anuncia a maravilha de tudo o que Deus fez por nós em Cristo. Uma das características que o torna tão marcante é que começa com Deus, lembrando-nos de que, antes mesmo de existirmos, ele tomou a iniciativa de atrair as pessoas para si. Podemos ser tentados a acreditar que precisamos buscar a Deus por meio de esforço humano; sem dúvida, muitas religiões do mundo ensinam exatamente isso. Porém, desde o início, a Bíblia ensina que na verdade é Deus quem estende a mão a nós.

Nossa eleição em Cristo não é um tipo de reflexão histórica posterior; ela surge lá atrás, na eternidade passada, antes da Criação. Sim, nós decidimos seguir a Cristo — mas é muito humilhante reconhecer que nunca poderíamos ter escolhido a Deus se ele não nos tivesse escolhido antes da criação do mundo. Você não seria capaz de decidir segui-lo se ele não tivesse primeiro decidido tornar você filho dele.

Há uma tensão delicada em reconciliar a responsabilidade do homem com a soberania de Deus. Muitas pessoas acreditam que devem escolher entre as duas quando, na verdade, ambas as ideias são bíblicas e conectadas. São duas verdades que estão lado a lado, aparentemente irreconciliáveis em nossas mentes humanas finitas, mas ambas inteiramente verdadeiras. Não precisamos nos preocupar com elas como um exercício intelectual. Em vez disso, somos livres para responder, curvando-nos em admiração com a bondade do Deus Todo-Poderoso em nosso favor.

A doutrina da eleição não é uma bandeira sob a qual marchamos, mas um bastião para nossa alma.[1] Faz toda a diferença para nossa segurança e nossa alegria. Uma vez que se reconhece humildemente que sua identidade em Cristo foi estabelecida no momento em que ele primeiro firmou o afeto dele em você, mesmo antes do alvorecer dos tempos, você encontra liberdade e tem confiança. Você não precisa inventar alguma razão em si mesmo para entender por que recebeu a incrível graça de Deus; você pode simplesmente se alegrar em saber que ele o escolheu porque ele o ama. Você não precisa viver sobrecarregado por seu pecado ou esmagado porque sente estar fazendo pouco progresso em sua vida cristã, pois o amor dele nunca foi baseado em seu desempenho ou em sua promessa de fazer melhor. Você pode caminhar pelos picos e vales desta vida com a certeza de que é amado por aquele que fez e dirige todas as coisas — e que, como você nunca teve de conquistar o amor dele, nunca poderá perdê-lo.

 

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional


[1] Eric J. Alexander, “The Basis of Christian Salvation” (sermão, 1984).