Um chamado ao compromisso (Romanos 12.1)

 

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Rm 12.1)

 

Quando solicitado a explicar o impacto de sua vida, William Booth, que fundou o Exército da Salvação, respondeu em uma frase impressionante: “Jesus Cristo me possui por inteiro”.

Não havia nada de presunçoso ou orgulhoso nessa resposta. Era simplesmente a única maneira de Booth explicar por que ele, um homem comum de meios insubstanciais, havia sido usado de maneira tão notável e teve um impacto tão notável naquele momento específico da história.

O que significaria para Jesus Cristo possuir você por inteiro?

No início de Romanos 12, depois de 11 capítulos gloriosos celebrando a salvação quanto ao pecado, a qual Deus operou na cruz, e sua misericórdia soberana ao eleger um povo para si mesmo, Paulo faz o chamado àqueles que confiam em Cristo para comprometerem 100% de si mesmos — corpo, mente e espírito — com o Senhor Jesus Cristo. A palavra que ele usa para “rogar” aqui vem do grego logikos, que nos dá nossa palavra “lógica”. Em outras palavras, sua exortação não se baseia em emoção ou manipulação. Em vez disso, Paulo está fazendo uma súplica racional e urgente aos seus leitores, tudo com a força da misericórdia de Deus.

Não há dimensão de nossa humanidade que não seja afetada por nossa rebelião deliberada contra Deus. No entanto, por sua misericórdia, Deus não considera os pecados do seu povo contra eles, e ele reteve a condenação que merecemos. Em vez disso, tomou nossos pecados e os imputou contra seu único Filho amado.

Se ignorarmos a parte “pelas misericórdias de Deus” deste apelo, perderemos o rumo imediatamente. Este é um chamado para que as pessoas que receberam a graça capacitadora de Deus ofereçam suas vidas — não para que possam ser aceitas, mas pelo fato de já serem aceitas. Tal apelo é para aqueles de nós que já fomos libertos pela graça, para nos tornarmos tudo o que Deus deseja que sejamos, totalmente devotos a ele.

Deus não nos pede que ofereçamos nosso dinheiro ou posses. Ele quer que ofereçamos não menos do que isso, e sim mais: ofereçamos a nós mesmos. Tudo o que somos, tudo o que pensamos, tudo o que sentimos, tudo o que fazemos e tudo o que sabemos — oferecermos isso ao Deus que deu seu Filho por nós é a única resposta lógica à sua misericórdia. Quando nos entregamos plenamente a Deus, todas as nossas capacidades, por mais limitadas que sejam, podem ser usadas para sua glória e para os seus propósitos. A vida cristã não tem a opção de meias medidas ou ressalvas. É uma vida de completo comprometimento.

Há algo glorioso sobre o tipo de compromisso que diz: “Estou depositando tudo de mim”. Se você for com tudo, não há limite para o que acontecerá dentro e através de você. Você será o tipo de pessoa que pode dizer: “Jesus Cristo me possui por inteiro”?


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!