Um jugo de liberdade (Mateus 11.28, 30)

 

Vinde a mim […]. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mt 11.28, 30)

 

Um jugo é uma estrutura de madeira colocada nas costas de bois ou outros animais fortes, unindo-os para transportar uma carga pesada. O objetivo do jugo é distribuir uniformemente o peso em ambos os lados, possibilitando que os animais andem enquanto o carregam.

Jesus usa essa ilustração para oferecer àqueles que podem segui-lo a chance de encontrar liberdade incomparável debaixo de seu jugo. Com seu convite para tomar seu jugo “suave” e “leve”, Jesus se distingue da mera religião, com seu pesado fardo de regras e regulamentos. Os fariseus do tempo de Jesus estavam obcecados em fazer o que era certo — não apenas buscando cumprir a Lei de Deus, mas também adicionando um grande número de suas próprias regras. Tais obrigações e expectativas criadas pelo homem criam fardos esmagadores. Dizer repetidamente “Vamos, tente mais arduamente; vamos, faça isso” deixará exausto, metaforicamente, o pescoço de qualquer um.

Mas o jugo de Jesus é diferente.

Estar sob o jugo — a autoridade — de Jesus não é um fardo; é um deleite. Como isso é possível? Há uma liberdade encontrada em Cristo — não a liberdade de fazer o que queremos, mas a liberdade de fazer o que devemos. Uma vez que, por natureza, não podemos fazer o que devemos, estamos presos aos nossos próprios desejos. Esse caminho promete muito, mas entrega pouco. Precisamos de alguém — Jesus — para nos libertar de nossa escravidão ao pecado, para que possamos viver em liberdade e obediência à vontade de Deus: para nos tornarmos as pessoas que fomos projetados para ser. Assim é que os mandamentos de Cristo são “a lei perfeita, que traz a liberdade”, e assim é que aqueles que lhes obedecem “[serão felizes] naquilo que [fizerem]” (Tg 1.25 NVI).

É por isso que declaramos com alegria: “Jesus é meu Senhor”. Essa é a sua identidade — e, por causa do senhorio de Jesus, quando respondemos ao seu convite e recebemos o seu jugo sobre os nossos ombros, aceitamos uma nova obrigação de viver livremente sob a sua perfeita vontade. As questões de moralidade, sexualidade, negócios, família — todas essas coisas e muito mais estão reunidas sob o jugo do Senhor Jesus Cristo.

Para aqueles que ainda se sentem presos a um peso opressivo, sejam regras impossíveis ou desejos pecaminosos, Jesus estende o convite para ir e deixar que ele levante esses fardos. Você precisa ouvir isso hoje. Onde você está lutando com o pecado? Como você vê os mandamentos do Senhor como opressivos? De que maneiras você pode estar lutando contra os caminhos dele? Ouça-o novamente: Venha a mim. Eu sou humilde. Eu sou gentil. Seu fardo é tão severo, que tive de morrer na cruz por você, e o fiz voluntariamente. Venha e junte-se a mim. Meu fardo é leve.


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!