Um ouvido atento, uma vontade pronta (Atos 9.11)

O Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando. (At 9.11)

 

Na Bíblia, não há menção a Ananias antes de sua aparição em Atos 9, e há apenas uma breve menção a ele depois disso (At 22.12). Segundo todos os relatos, ele não era um homem tremendo que havia feito grandes coisas pelos padrões do mundo. Mesmo assim, Deus viu um coração fiel dentro dele e escolheu usá-lo de uma maneira tremenda na conversão de Saulo (que posteriormente se tornou conhecido como Paulo).

Como Ananias, você pode não ter feito coisas tremendas em sua vida, ido a lugares incríveis ou ganhado qualquer tipo de grande popularidade. Mas Deus tem como propósito colocar sua mão sobre certos indivíduos e usá-los para realizar sua vontade. Nossa parte é simplesmente ser como Ananias, com os ouvidos atentos e vontades prontas para ouvir e obedecer ao nosso Deus.

A ênfase neste versículo não está na maneira pela qual Deus falou a Ananias, mas na maneira pela qual Ananias respondeu: “Eis-me aqui, Senhor!” O ouvido dele estava sintonizado para ouvir a Deus. E o seu? Você ouve Deus falar através de sua Palavra? A postura do seu coração é tal que, seja o que for que ele esteja chamando você a fazer, você dirá: “Eis-me aqui, Senhor!”?

A resposta de Ananias a Deus é notável quando consideramos o que Deus o estava chamando para fazer e para quem. Ele tinha “ouvido a respeito desse homem [Saulo], quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém”, e sabia que, em Damasco, Saulo tinha “autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome [do Senhor]” (At 9.13-14). No entanto, ele voluntariamente escolheu obedecer ao chamado de Deus, apesar de qualquer medo ou ressentimento que tivesse de Saulo e sua reputação. Ele ouviu e agiu. Quantas vezes inventamos desculpas para nossa própria inação em resposta ao chamado de Deus? Quantas vezes nos escondemos atrás de nosso medo ou vivemos com excesso de cautela, esquecendo que “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2Tm 1.7)? Ananias exibiu esse espírito poderoso por meio de sua obediência.

Nossa cultura valoriza grandes nomes, grandes realizações e grandes classificações. Deus não tem as mesmas preocupações. Ananias não tinha grande nome ou magnificência; ele simplesmente tinha um ouvido aberto à voz de Deus e uma vontade obediente ao seu comando. Isso resultou em uma vida sacrificada pela utilidade no serviço de Deus. E, naquele dia, isso significava que ele foi o primeiro a estender tangivelmente o amor e a graça de Deus a Saulo, quando estendeu a mão e o chamou de “irmão” (At 9.17). Assim, embora possa ser um personagem pequeno na Bíblia, há muito que você e eu podemos aprender com ele. Você pode receber pouco ou nenhum reconhecimento por sua fidelidade a Cristo nesta vida. Você pode correr riscos e fazer sacrifícios a serviço dele e sentir que não gera grandes mudanças e ninguém percebe. Todavia, bem melhor do que qualquer coisa que este mundo possa dar, você pode esperar ouvir o “Muito bem, servo bom e fiel” de Deus (Mt 25.21) ao entrar no reino dos céus. Nenhuma boa obra feita a serviço dele é desperdiçada. Ele tece tudo na grande história da salvação.

 


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!