Uma palavra para os maridos (Efésios 5.25-26)

 

Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, para que a santificasse. (Ef 5.25-26 NAA)

 

Pela graça de Deus, todo casamento cristão é mais do que casamento.

O propósito do casamento humano é apontar para fora de si mesmo, para o casamento final feito no céu: o de Cristo, o Noivo, e a igreja, sua noiva. O casamento, em outras palavras, consiste no propósito final de Deus de “fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão no céu como as que estão na terra” (Ef 1.10). É por isso que Paulo oferece instruções específicas para os maridos: para que o casamento de cada um possa exibir a união que Deus planejou.

No casamento, o objetivo principal do marido não é garantir que sua esposa seja física e emocionalmente sustentada. Isso faz parte, é claro, mas seu objetivo final deve ser que sua esposa esteja preparada para encontrar Jesus.

Para esse fim, a palavra que Paulo usa para “amor” aqui, agape, é importante: expressa autossacrifício e auto-humilhação. Diz respeito ao que damos, não ao que recebemos. Consiste no que devemos, não no que nos é devido. Não se trata de buscar o que é bom para você; trata-se de se entregar pelo que é realmente bom para sua esposa, para que ela possa ser “santa e sem mácula” (Ef 5.27). Esse foi o propósito pelo qual Cristo deu sua vida por sua igreja; e, como uma imagem disso, é aquilo pelo qual um marido deve se entregar, buscando-o para a sua esposa.

Todavia, se você é marido, como você ama dessa forma no dia a dia da vida? Um passo prático é procurar a ausência de “NAD”. Ou seja, você deve renunciar à negligência, física, emocional e espiritualmente — e, se as responsabilidades de carreira, lazer ou igreja interferirem, talvez seja necessário reavaliar seus compromissos. Você também precisa renunciar ao abuso, que, embora inclua pecados mais flagrantes, também engloba menosprezar sua esposa, depreciá-la, tratá-la com desrespeito ou agir como se ela fosse muitíssimo afortunada por ser casada com você. E, finalmente, você precisa garantir que nunca desvalorize o seu casamento, o que pode se tornar muito fácil com o passar do tempo.

No entanto, por mais úteis que sejam esses lembretes práticos, o critério final e a motivação para o amor é o amor em forma de cruz de Cristo por sua noiva. Sem uma visão clara de como Jesus ama sua igreja, nossas melhores intenções fracassarão, e nossos fracassos nos esmagarão. Portanto, devemos olhar para Cristo, que, embora não precisasse de ninguém nem de nada, veio e se entregou para que nós, em nossa necessidade, rebelião e vazio, fôssemos apanhados em seu abraço, acolhidos em seu coração, trazidos para sua família e considerados parte de sua noiva.

Você se vê dizendo: “Por que ele me amaria assim?” Se assim for, você vê o alto chamado que é para os maridos “[amarem] a sua esposa, como também Cristo amou a igreja”. Então, se você é um marido, ou espera ser um dia, deve começar com a oração: oração para que o Espírito Santo lhe permita pensar biblicamente, viver em obediência e amar de verdade, de forma altruísta. E, se você é uma esposa, ou espera ser um dia, essa também deve ser sua oração por seu marido, por causa de sua alegria e da dele, mas acima de tudo para a glória de Deus.

 


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!