Vendo Cristo na Escritura (Atos 2.22)

 

Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno… (Atos 2.22)

 

Com o passar de cada ano, desenvolvi uma tendência maior a acordar no meio da noite. A preocupação, com frequência, invade rapidamente quando sou despertado do sono — e, como é apropriado para um pastor, uma das minhas preocupações é esta: será que estou enxergando e ensinando Cristo em toda a Escritura e a partir desta?

É possível estudar a Bíblia sem ter Cristo como nosso foco. Podemos nos orgulhar de entendê-la de uma forma bastante sistemática, mas, ao fazer isso, corremos o risco de nos encantarmos pelo próprio método em vez de enxergar a Cristo ali.

Em Atos 2, quando Pedro se dirige à multidão, ele diz: “Varões israelitas, atendei a estas palavras”. (Seu tom parece autoritário, não parece?) E então perceba o que se segue: “Jesus, o Nazareno…” Pedro não começa apelando ao que o povo pensava que precisava, nem apresentando a eles todos os benefícios práticos do Evangelho, tampouco embarca em explicar um conjunto de doutrinas ou em demonstrar uma série de proposições. Em vez disso, ele procede em dizer quem Jesus é, por que Jesus veio e o que Jesus fez.

O ensino de Pedro era direcionado ao coração, enraizado na graça e concentrado em Cristo. Tal ensino tem um custo — um custo que nem todos estão dispostos a pagar. É bem mais fácil falar a respeito de questões da atualidade do que verdadeiramente conhecer e proclamar a Cristo. Às vezes, nas igrejas que têm a Bíblia em alta consideração, achamos mais confortável falar das nossas doutrinas favoritas do que do Cristo que muitas vezes nos deixa desconfortáveis e desafia nossos estilos de vida. No entanto, a coisa difícil a fazer é também a coisa certa. Que terrível desperdício de energia é alcançar percepções ou fornecer instruções sobre quase todas as coisas menos a história salvífica de Jesus!

O foco e o cumprimento da Escritura se encontram em Cristo. O verdadeiro teste de quão profundamente a Palavra de Deus está habitando em nós não é a nossa habilidade de articular a história em uma sentença: antes, é ver Jesus em toda a Escritura. Ele não é apenas o início da fé cristã, mas a totalidade dela. Tenha como objetivo aprofundar-se em Cristo, e não ir além dele.

Talvez esta deva ser nossa oração sempre que abrirmos as nossas Bíblias:

Mais sobre Jesus eu saberia,

Mais de sua graça para a outros mostrar;

Mais de sua plenitude salvadora enxergar,

Mais do amor dele, que morreu por mim.

 

Mais sobre Jesus, que eu possa aprender,

Mais de sua santa vontade discernirei;

O Espírito de Deus, meu mestre é,

Mostrando as coisas de Cristo para mim.[1]

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional


[1] Eliza E. Hewitt, “More about Jesus” (1887).