Um blog do Ministério Fiel  Um blog do Ministério Fiel

Hernandes Dias Lopes – A Importância da Pregação Expositiva para Crescimento Saudável da Igreja #Fiel2012

Hernandes Dias Lopes, baseado em Atos 6:4 e em 2 Timóteo 4:2, mostra que a principal tarefa do pastor, presbítero, reverendo, bispo é o ministério da oração e da Palavra. Focando no ministério da Palavra, Lopes afirma que a pregação é essencial para o crescimento saudável da Igreja e que a pregação deve expor, explicar e aplicar o texto bíblico.

Índice das Pregações Ouça e baixe o áudio da mensagem Adquira o DVD

Resumo

As tarefas primordiais do pastor, reverendo, presbítero ou bispo são a oração e o ministério da Palavra (Atos 6:4).  Estas são fatores essenciais para uma igreja saudável. Vamos nos concentrar hoje no ministério da Palavra.

O que é Pregação expositiva?

A pregação expositiva pode ser resumida em três pontos:

  • Ler o texto. Se um pregador lê o texto rapidamente, provavelmente ele pregará algo que não tem nada a ver com o texto.
  • Explique o texto. Você conhece pregadores que leem o texto, mas pregam algo totalmente diferente? O sermão emana do texto e explica o texto. Não coloque no texto as suas ideias. Não tenha algo pré-concebido na mente e procure um texto para apoiar a sua ideia humana. O verdadeiro pregador é somente um canal explicativo do texto bíblico.
  • Aplicar o texto. Pregação não é um discurso em um auditório, mas um discurso ao auditório. Uma pregação deve pegar as palavras do passado e aplicá-las  às pessoas de hoje. Mas cuidado, se você não interpretar corretamente o texto, você pode aplicá-lo de forma herética, colocando palavras na boca de Deus.

Por que pregadores não pregam expositivamente?

Alguns dos motivos são:

  • Não é ensinado em muitos seminários.
  • Não tem uma boa biblioteca, nem a leem. Os motivos disso podem ser (1) falta de recursos e (2) desinteresse na leitura.
  • Terrível tensão entre pregação e liturgia (uma hora de música e 10 min. de pregação).

Vantagens da pregação expositiva

Podemos listar no mínimo três vantagens da pregação expositiva:

  • A grande vantagem da pregação expositiva é que ela almeja ser fiel (“assim diz o Senhor”) e não popular.
  • Outra vantagem é não ter que ficar cassando a pregação, pois o livro a ser exposto já foi definido previamente.
  • Também evita melindres, pois é pregado o que está no texto, doa quem doer.

Essas coisas são importantes, mas de nada adiantará se você não colocar seu coração nisso. A pior coisa é ficarmos acostumados com o sagrado – com a santidade da pregação. Você acredita no que você prega? Precisamos desesperadamente de um reavivamento no púlpito. John Wesley dizia: põe fogo no seu sermão ou põe seu sermão no fogo.

Por: Hernandes Dias Lopes. Editora Fiel 2006 – 2012 © Todos os direitos reservados.

Resumo por: Voltemos ao Evangelho ©. Website: www.voltemosaoevangelho.com

Permissões do Resumo: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e seu ministério, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.





  • Elysiane Monteiro

    Nossa gostei muito de saber o que é pregação expositiva e mais aprender com essa boa ferramente como melhor passar a mensagem, gostei desse estilo de pregação, pena que a maioria dos pregadores não usam dela e ainda o fazem do jeito mais errado saindo totalmente fora do contexto!!!Shalom….zy!!!!

  • http://www.facebook.com/elysiane.monteiro Elysiane Monteiro

    Nossa gostei muito de saber o que é pregação expositiva e mais aprender com essa boa ferramente como melhor passar a mensagem, gostei desse estilo de pregação, pena que a maioria dos pregadores não usam dela e ainda o fazem do jeito mais errado saindo totalmente fora do contexto!!!Shalom….zy!!!!

  • Natanael Tussini

    Você pode colocar a primeira mensagem do Hernandes? Foi muito boa, gostaria de reve-la

  • Edu Lopes

    Assisti as ministrações e fui muito edificado. Que homens como Paull Washer, Hernandes Dias Lopes e tantos outros se levantem como voz profética para despertar a igreja para a centralidade das Escrituras e a suficiência da obra de Cristo.

  • Rubem Lóta

    Excelente Palestra! Gostei de ouvir!

  • http://alegriadasalvacao.blogspot.com.br/ Leo Andrade

    Por favor gostaria de saber se esta é a mensagem ministrada na quinta-feira ou na sexta-feira. Desde já agradeço e parabenizo a todos que participaram deste bellísimo projeto.

  • Fiuza

    Onde posso encontrar a primeira mensagem de Hernandes Dias Lopes?

  • Rui Bongue

    Tenho gostado do vosso trabalho, continuem firmes…

  • http://www.facebook.com/Bill.ions4Christ Bill Hamilton

    Eu gostei muito dessa mensagem de HDL, mas eu senti a falta da abordagem de livros inteiros na sua definição da pregação expositiva. Aliás, quem usa a pregação expositiva deveria usá-la abordando um versículo, um parágrafo, um capítulo e um livro de cada vez.

  • http://alegriadasalvacao.blogspot.com.br/ Leo Andrade

    Gente, tambem queria ver de novo a primeira pregação do Pr. Hernandes na Fiel 2012. Foi uma benção!

  • caetano

    a maioria dos pastores tem medo de pregar expositivamente por ser uma forma totalmente voltada para a verdade explícita,que aponta o pecado,podendo assim comprometer seu pastorado

  • João Paulo

    Tenho procurado pregar expositivamente. Tenho estudado pra isso entendendo que isso se inicia com oração e o alimentar-se da palavra. Que Deus me ajude.

  • José Roberto

    O conhecimento e uma ajuda eficaz para a Igreja, muitas vezes esbarra em direitos autorais! Libera o vídeo para que todos que tem interesse em fazer a coisa certa possam divulgar e usufruir de uma serena e cordata palestra. Afinal: “Vocês receberam de graça; dêem também de graça”

  • João Marcos

    Graças a Deus pela vida deste pastor Hernandes Dias Lopes, que não se preocupa com o crescimento numérico de membros da igreja, como vem acontecendo na igreja no Brasil. Mas prega o que o povo precisa ouvir para que a igreja cresça no conhecimento espiritual.

  • Marckland

    sem comentario, se o Brasil tivesse 50 Hernades dias Lopes teriamos igrejas mais sólidas e sentrada na palavra muito abençoador. Posso deize “por ai passou um homem de Deus”!

  • Odair Drumond Santos

    Que todos os pastores,presbíteros,reverendos e bispos. pudessem ver esse vídeo e refletirem sobre o assunto.

  • David Medeiros Charão

    Deus seja louvado! Que nos instrua e nos conduza para que a aplicação da Palavra de Deus nos tome por completo e que queime em nossos corações a tempo e fora de tempo.