Joel Beeke – Perseverando até o Fim #Fiel2012

Joel Beeke pregou sobre Hebreus 12:1,2, encorajando-nos a perseverar na fé, correndo a carreira da fé, deixando todo pecado e peso e olhando para Jesus, motivados pela cruz de Cristo, pela alegria de Cristo e pelo testemunho dos santos.

Índice das Pregações Ouça e baixe o áudio da mensagem  Adquira o DVD

Resumo

Como perseveramos na Fé? Da mesma forma como Cristo perseverou. Nós perseveramos como fruto da perseverança de Cristo e Ele dá os meios e a motivação para perseverarmos. Cremos na perseverança dos santos, pois cremos na perseverança de Deus para com seus santos.

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. (Hb 12:1-2)

Missão – o que devemos fazer

O autor de Hebreus está encorajando cristãos que estavam sendo tentados a voltar ao judaísmo. Ele mostra como Cristo é melhor que todos os ritos do Velho Testamento, que o sumo-sacerdote araônico, e que o mediador Moisés. A aplicação que o autor faz após esta essa exposição é: perseverem na fé! Ele nos desafia a correr a carreira da fé, não como em um tiro, mas como em uma maratona.

Maneira – como devemos fazer

O texto dá duas formas: uma negativa e uma positiva.

Negativa: “desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia”. Devemos nos livrar de todo peso e pecado. Deus odeia o pecado e como cristão você deve também odiá-lo. Se você não odeia o pecado, você está se enganando ou se desviando. Além do pecado, devemos nos livrar de todo peso – tudo o que nos atrapalha de correr a corrida, mesmo que não seja necessariamente um pecado. Desembaraçar de todo peso é fazer como o corredor grego que usava o mínimo de roupa para que nada o atrapalhasse na corrida.

Perceba também que o pecado nos assedia de forma persistente. Precisamos mortificar estes pecados. Isto não é legalismo, mas devoção a Cristo. O que o está impedindo de correr a corrida cristã? Você deseja excluir este pecado da sua vida? Ore a Deus para que você odeie o pecado de todo coração.

Positiva: “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus”. Jesus está no fim da corrida, dizendo: olhe para mim! Venha a mim! Não olhe para nenhum outro lugar, olhe apenas pra mim! Olhe pra mim! Venha a mim! Eu nunca deixarei você de lado! Venha a mim! Nós corremos por amor a Cristo, pelo próprio Cristo.

Motivos – o que nos motiva a fazer

Em primeiro lugar, A cruz de Cristo nos motiva. A cruz declara quão terrível e horrível é o pecado. Na cruz, vemos o Salvador enfrentando o nosso inferno para que fossemos salvos. A grande cruz de Cristo mostra quão pequenas são as nossas cruzes, as nossas leves tribulações. Você não se sente motivado de seguir este grande Salvador?

Em segundo lugar, devemos ser motivados por aquilo que o alegrou – “em troca da alegria que lhe estava proposta”. A cruz não era a palavra final. Jesus sabia que Ele derrotaria a morte e que após a morte Ele seria corado com honra e glória pelo Seu Pai, tendo todas as coisas debaixo dos seus pés e trazendo muitos filhos para a glória. Você também, cristão, foi motivo da alegria dele. Isso o motiva a viver para Ele?

Em terceiro lugar, o testemunho dos santos: “visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas”. Estes pela vida e morte dizem: “nós corremos até o fim pela graça de Deus; você também conseguirá chegar ao fim”. Temos os santos do Velho Testamento, do Novo Testamento, de dois mil anos de cristianismo e os irmãos de nossas igrejas dizendo: persevere até o fim!

Persevere até o fim e um dia você será recebido com um glorioso “bem vindo”.

Por: Joel Beeke. Editora Fiel 2006 – 2012 © Todos os direitos reservados.

Resumo por: Voltemos ao Evangelho ©. Website: www.voltemosaoevangelho.com

Permissões do Resumo: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e seu ministério, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.